5 atitudes assertivas para o seu projeto de intercâmbio

Hoje, para ajudar você a ser ainda mais assertivo na elaboração do seu plano estratégico, vou apresentar uma ferramenta de Coaching que se chama “Campo de Batalhas”.

O Campo de Batalhas nada mais é que uma estratégia que ajuda a preparar o mindset do “guerreiro”, tendo como base 5 pilares: tempo, dinheiro, conhecimento, relacionamentos e equilíbrio emocional. Mas como isso funciona na prática?

Adote a postura do guerreiro! Crédito: Shutterstock

Responda para você mesmo todas as perguntas abaixo com muita clareza e honestidade e você dará um grande passo para a realização da sua meta:

Tempo

Em quanto tempo pretendo me mudar para o exterior? Quanto tempo preciso para me organizar financeiramente, sair do trabalho/terminar a faculdade/escola? Durante quanto tempo pretendo morar no exterior? Quanto tempo preciso para pesquisar todos os detalhes sobre morar no exterior?

Continua após a publicidade

Dinheiro

Quanto custa o intercâmbio no país onde eu pretendo morar? Quais os requisitos para o visto? Quanto é o custo de vida mensal? Quanto preciso economizar mensalmente para realizar esse sonho? Quais são as minhas fontes de renda (salário, vender o carro, poupança), etc.

Relacionamentos

Quem pode me ajudar na realização dessa meta? (Nesse ponto, não precisam ser apenas as pessoas que você conhece pessoalmente. Valem as pesquisas online — atualmente, temos muitos blogs, canais do YouTube, grupos e páginas no Facebook, Instagram, consultores e especialistas na área de intercâmbio, como o E-Dublin, etc.). Além disso, pense nos amigos que já moram ou moraram no exterior e que poderão dizer mais sobre a realidade do país. Liste também se você poderá contar com o apoio dos seus pais, amigos, namorado(a) e como eles poderão ajudar. Acredite: todo apoio é bem-vindo e fará muita diferença.

Conhecimento

Pesquise, pesquise e pesquise! Prepare-se para investir muitas horas pesquisando sobre o seu país de destino. Quanto mais detalhes você souber, melhor: cultura, clima, custo de vida, burocracia para visto, qualidade de vida, como é a comunidade brasileira no país, quais as dificuldades, etc. Além disso, algo que sempre falo para os meus clientes que queiram morar no exterior é: comece a estudar o idioma ainda no Brasil! Principalmente se você pretende trabalhar durante o intercâmbio.

Não existe fórmula mágica e você não vai aprender o idioma da noite para o dia. Então, na minha experiência de mais de dois anos morando no exterior e convivendo com centenas de brasileiros, afirmo com confiança que é fundamental ter muita disciplina no estudo do idioma e, no mínimo, um conhecimento básico antes de se mudar para o exterior, para que você tenha uma adaptação mais amena.

Equilíbrio emocional

Não é puxando sardinha, porque é área na qual eu atuo, mas esse, sem dúvida, é o ponto mais importante de todo o seu planejamento, que influenciará diretamente o sucesso do seu intercâmbio ou não.

Digamos que o tempo, dinheiro, conhecimento e relacionamentos sejam os pneus do seu carro, que são fundamentais para que você esteja apto a sair do lugar. Contudo, o equilíbrio emocional é o combustível que faz entrar em movimento. O seu foco, a maneira como você vai lidar com as suas ansiedades, expectativas, medos e frustrações farão 100% de diferença na realização do seu sonho. Como já disse, programe o seu mindset, tenha clareza de todas as conquistas que você terá ao realizar a sua meta e, então, seja impulsionado pelos sonhos.

Espero que este artigo ajude a entrar em ação.

Precisando de orçamento para o seu intercâmbio na Irlanda? Comece por aqui!

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Colaborador edublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Posts Relacionados

Galeria de Dublin permanecerá fechada por três anos para reforma e modernização

A Galeria Hugh Lane, uma das instituições culturais mais significativas de Dublin, será fechada ao…

24 de setembro de 2025

Museus para conhecer em Dublin: conheça 10 locais para visitar

Para quem mora — ou está só de passagem — visitar museus é um dos…

24 de setembro de 2025

Galerias de arte em Dublin: 6 locais para visitar

Não é difícil caminhar pelas ruas da capital irlandesa e se deparar com quadros, esculturas…

24 de setembro de 2025

Tudo sobre Galway: intercâmbio, custo de vida, trabalho e lazer na Irlanda

Galway é uma das cidades mais simpáticas da Irlanda. Diferente da capital Dublin e de…

23 de setembro de 2025

Pubs em Dublin: conheça 10 bares populares na capital da Irlanda

Chegou a hora de escrever para os boêmios. Em Dublin, o destaque da noite fica…

23 de setembro de 2025

Open House Dublin: festival gratuito abre as portas de patrimônios históricos da Irlanda

De 17 a 19 de outubro, Dublin volta a receber o Open House, festival anual…

23 de setembro de 2025