Categories: Dicas Profissionais

Área de atuação e experiência contam muito no exterior

Experiência e área contam muito no mercado exterior. Foto: Shutterstock

As saídas profissionais são fundamentais na hora de decidir qual carreira seguir, pois algumas delas são praticamente impossíveis na Irlanda caso você não disponha de uma certificação irlandesa. Advocacia e contabilidade, por exemplo, são alguns exemplos de carreiras de difícil atuação por aqui caso você tenha sido formado no Brasil.

A experiência no Brasil conta e é super reconhecida se for em multinacional ou em uma área bem específica de TI. Sei de brasileiros que acabaram de chegar na Irlanda e são chamados continuamente para entrevistas devido à experiência no país do qual são provenientes. Portanto, se você tiver a experiência procurada e for bem articulado na entrevista, já terá conquistado o tão desejado emprego na sua área. Funciona dessa forma especialmente em áreas como: análise de negócios, atendimento ao cliente, suporte técnico, marketing e vendas. Atualmente, essas são as mais procuradas na Irlanda.

Geralmente a maioria dos brasileiros acaba não voltando para o Brasil depois que consegue um emprego em multinacional, pois a qualidade de vida aqui é muito boa e as oportunidades de trabalho são grandes. Uma vez que você entra no mercado, a sua carreira só tende a crescer. Áreas como finanças e saúde também estão em demanda.

Os entraves do mercado

É preciso ter uma coisa em mente: todo crescimento se dá por etapas.

Estar na Irlanda com fluência no idioma e ter disponibilidade para trabalhar em período full-time (40h semanais) são só duas delas. A etapa mais desafiadora, na minha opinião, é a entrada no mercado de trabalho, a conquista do primeiro emprego.

Continua após a publicidade

Existem muitas empresas aqui na Irlanda que podem ser usadas como porta de entrada ou, o que chamamos em inglês, “Stepping-Stone”. São empresas de call-center que recrutam pessoas mais pela língua falada do que pela experiência. Essas empresas não dispõem de um salário atrativo, mas têm um treinamento muito bom e pesado. Alguns exemplos são Arvato, HP, Lufthansa, Teletech, GamingVc e Concentrix. Depois de seis meses de experiência em alguma dessas empresas você já poderá se sentir preparado para alçar voos mais altos e procurar emprego na sua própria área.

Quem são os brasileiros que conseguem emprego na área?

Muitos dos meus clientes são brasileiros com fluência na língua inglesa que acabaram de pegar o Stamp 4 e que têm anos de experiência como garçom/garçonete, recepcionista, cleaner, etc. Então, como pode observar, esse é um processo natural de todo simples mortal e não europeu até conquistar um lugar no mercado qualificado da Europa. Entretanto, seguir outros passos não é impossível.

Tudo vai depender do quão preparado e esclarecido você está para o mercado em que pretende investir. Saber quais áreas e empresas estão recrutando e buscar qualificação nos setores de maior demanda são passos importantes para quem pretende se firmar profissionalmente nos países estrangeiros. Um website muito bom para procurar empresas situadas na Irlanda é o ida.ie. Nele você pode acessar um overview de todas as empresas que estão planejando vir para a Irlanda, que já fazem parte do mercado e também as que estão ampliando negócios e recrutando no país. Outro site muito recomendado é o do Irish Times, no qual é possível ter acesso a uma lista das Top 1000 – Empresas na Irlanda. Detalhe: você tem acesso ao telefone, website e e-mail de todas as empresas.

Uma dica para quem ainda não possui a fluência, mas que vislumbra um plano de carreira para o futuro, é que são muitos os diplomas ou certificados de um ano que te dão a possibilidade de entender melhor o mercado de trabalho local. Um site legal para ver todos os cursos na Irlanda é o findacourse.ie. Vale ficar de olho e ir se preparando para quando uma oportunidade chegar, e ela chega! Como disse lá em cima: é preciso respeitar as etapas do processo até estar preparado para entrar no mercado qualificado com força total.

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Tana Storani

Atuando na área de recrutamento e seleção na Irlanda, fala no edublin sobre empregabilidade. Como colunista do "Sua Carreira no Exterior" ela compartilha com vocês alguns dos meandros para tornar a sua chegada ao mercado internacional mais curta e possível.

Share
Published by
Tana Storani

Recent Posts

Dublin testa luzes no chão para proteger pedestres distraídos com celular

Uma nova medida para aumentar a segurança dos pedestres foi implementada no centro de Dublin:…

15 de agosto de 2025

A cada 3,5 dias um pub fecha as portas na Irlanda, diz grupo representativo do setor

A Irlanda é conhecida por seus pubs. O país tem nestes estabelecimentos uma relação histórica,…

14 de agosto de 2025

Por que as companhias aéreas estão restringindo o uso de carregadores de celular a bordo

A Emirates Airlines anunciou uma nova política que restringe o transporte e o uso de…

13 de agosto de 2025

Chuva de Meteoros Perseidas: o melhor momento para ver o fenômeno astronômico na Irlanda

A chuva de meteoros Perseidas será visível em diversos países do mundo, com o pico…

12 de agosto de 2025

Mudanças nas regras do Student Leap Card: cartão se torna exclusivo para universitários

A partir de agora, as regras para obter o Student Leap Card passaram por mudanças…

12 de agosto de 2025

Energia Eólica: Irlanda Testa Pipa Gigante para Gerar Eletricidade

Pesquisadores na Irlanda estão testando um sistema inovador de energia eólica que utiliza uma pipa…

12 de agosto de 2025