Ator brasileiro ganha prêmios com curta-metragem feito na Irlanda

Ator brasileiro ganha prêmios com curta-metragem feito na Irlanda

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O ator brasileiro Rodrigo Ternevoy, que há anos atua na Irlanda como parte do elenco da novela Fair City, estreou seu primeiro curta-metragem produzido durante o lockdown na Irlanda causado pela pandemia da Covid-19.

O Peso do Tempo (The Weight of Time) está sendo exibido em circuitos de diversos festivais internacionais antes de poder ser lançado oficialmente para o público.

Rodrigo conversou com o edublin sobre o processo de criação da produção, a qual assina como roteirista, produtor e ator.

História de amor e perdão

Rodrigo Ternevoy e Cormac Ó Broin formam casal que se encontra após um deles voltar da prisão. Foto: Tom Maher

O Peso do Tempo conta a história de um casal gay: Felipe (brasileiro interpretado por Rodrigo) espera ansioso seu parceiro Jason (irlandês interpretado por Cormac Ó Broin) voltar para casa depois de passar dois anos preso por um crime que tudo indica ter ocorrido em autodefesa.

Ao sair da prisão, no entanto, Jason não vai ver Felipe, mas acaba indo na casa de seus pais (interpretados por Ally Ní Chiaráin e Pat Nolan)

Nesse meio tempo, novas informações começam a ser desvendadas e uma virada na história acontece.

Leia também: Ator brasileiro faz sucesso em novela irlandesa com personagem gay

Produção durante o lockdown na Irlanda

Gravações foram feitas durante lockdown na Irlanda por causa da pandemia da Covid-19. Foto: Tom Maher

“O filme surgiu da minha necessidade de me manter ocupado durante nosso último lockdown na Irlanda”, disse Rodrigo. Com as gravações da novela Fair City reduzidas nos estúdios do canal RTÉ One por conta da Covid-19, o ator acabou ficando afastado por mais de um mês.

“Como não consigo ficar parado, resolvi escrever um curta metragem sobre uma ideia que já estava na minha cabeça”, afirmou.

A quarentena acabou sendo uma forma dele colocar a ideia em prática. “Escrevi tudo muito rápido e, ao escrever, já fui pensando no elenco”, relembra. Rodrigo contatou o diretor Noel Brady e a partir daí iniciou a produção.

“Foi a primeira vez que eu escrevi, produzi e atuei em um curta metragem”, ressalta.

Como gravar durante a pandemia?

Longa foi rodado em ambientes comuns, fora de estúdios. Foto: Tom Maher

Rodrigo explicou que a quarentena foi uma forma de encontrar uma equipe disponível, já que a maioria estava em casa e poderia participar das gravações.

Além disso, 90% da produção e do elenco já estavam vacinados com as duas doses e testes foram feitos para que tudo fosse feito com segurança adequada.

“Eu já trabalhei em vários sets de filmagens antes e sem dúvida hoje em dia os protocolos são bem diferentes. Todo mundo de máscara, álcool gel para todo lado. Qualquer descuido traz um risco grande à segurança e à saúde de todos os envolvidos.”

As gravações também ocorreram em casas normais e não em estúdios. “Eu levei por volta de um mês entre a primeira versão do roteiro e a versão final ficarem prontas. Gravamos tudo em três dias”, ressaltou.

A pós-produção durou cerca de três semanas. “Do início ao fim foram aproximadamente cinco semanas para que o filme ficasse pronto”, disse.

Veja trailer do filme na plataforma Vimeo. Clique aqui!

Estreia com produtor

Apesar de ter participado como ator em curta-metragens, Rodrigo assina pela primeira vez uma produção autoral. “Além de atuar eu também acabei fazendo café, chá e cuidando do catering (risos)”, disse.

Segundo ele, a experiência na novela Fair City, a qual atua já há cinco anos, deram as ferramentas necessárias para que pudesse tornar o filme realidade.

Participação em festivais

Curta-metragem tem participado de festivais internacionais e já faturou prêmios e indicações. Foto: Tom Maher

Com o curta-metragem pronto, agora o momento é da participação em festivais audiovisuais.

O Peso do Tempo (The Weight of Time) já participou de alguns e já faturou premiações.

No One-Reeler Film Festival, de Los Angeles, O Peso do Tempo ganhou o Prêmio de Excelência.

O filme também participou do Thessaloniki Short Film Festival, um festival da Grécia, ganhando como melhor curta metragem LGBT, e sendo nomeado como Melhor Drama. Nesse mesmo festival, Rodrigo Ternevoy foi nomeado na categoria Melhor Ator.

No domingo, dia 5 de setembro, às 16h, o filme será exibido no Underground Cinema Film Festival, em Dun Laoghaire, cidade irlandesa que fica no condado de Dublin.

Foto de capa: Tom Maher

Veja também

Calendário de eventos e festivais na Irlanda

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar