Aurora Boreal surpreende e aparece em pleno centro de Dublin, na Irlanda

Aurora Boreal surpreende e aparece em pleno centro de Dublin, na Irlanda

Tarcisio Junior

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Na noite de sexta-feira, 10 de maio, os céus de Dublin se iluminaram com uma exibição espetacular de aurora boreal, um fenômeno raramente visto tão ao sul na Europa.

Residentes e visitantes da capital irlandesa tiveram a sorte de testemunhar faixas de luzes dançando em tons de roxo, verde e outras cores, um espetáculo geralmente reservado para latitudes muito mais ao norte.

Este raro evento foi desencadeado por uma das maiores tempestades solares das últimas duas décadas.

Aurora Boreal pôde ser vista no centro de Dublin. Foto: Rubinho Vitti

A tempestade, que começou na noite de quinta-feira, 9 de maio, foi classificada pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) como “severa”.

Este é o primeiro aviso de tempestade geomagnética do tipo “severo” que a NOAA emite desde janeiro de 2005, classificado como G4, apenas um nível abaixo do máximo, que é “extremo”.

Os efeitos da tempestade não se limitaram a Dublin

Em todo o Hemisfério Norte, relatos de auroras boreais surgiram de cidades como Budapeste, na Hungria, Reix, na Suíça, e até Londres, no Reino Unido.

Além disso, no Hemisfério Sul, foram relatadas raras auroras austrais em lugares como Ushuaia, na Argentina, e na região de Los Lagos e na Patagônia chilena.

Aurora Boreal vista do Phoenix Park. Foto: Rubinho Vitti

Por que as auroras boreais aparecem?

As auroras, tanto boreais quanto austrais, ocorrem quando as partículas carregadas de energia solar interagem com a atmosfera terrestre, resultando no aparecimento de luzes coloridas. Esta interação cria padrões luminosos que são geralmente verdes e vermelhos, proporcionando um espetáculo visual.

A tempestade solar que causou este fenômeno é composta por ejeções de massa coronal, explosões de plasma e campos magnéticos que emanam da coroa solar, a camada externa do Sol. Mas além das exibições de luz, este tipo de tempestade pode perturbar redes de energia e sistemas de comunicação por satélite, então é preciso ter atenção.

O aparecimento da aurora boreal em Dublin não foi apenas uma surpresa visual; serviu como um lembrete do poder e da imprevisibilidade da natureza. Para muitos que testemunharam o evento, foi uma experiência única que destacou a beleza e a magnitude dos fenômenos naturais do nosso planeta.

Aurora Boreal na Irlanda. Foto: Rubinho Vitti

Aurora Boreal na Irlanda. Foto: Rubinho Vitti

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Tarcisio Junior, Formado em Design Gráfico, já trabalhou com publicidade, web e até moda. Vidrado em tecnologia, respira música e tem como vício aprender novos idiomas e coisas novas! Foi picado recentemente pelo "bichinho das viagens", morou em Dublin por alguns meses e se apaixonou pela Europa.

Veja também

O guia completo do clima na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email