Restauração da Biblioteca da Trinity acontece em 2025

Restauração da Biblioteca da Trinity acontece em 2025

Rubinho Vitti

8 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Em 2022, foi anunciado que a Biblioteca da Trinity, a segunda atração mais popular entre turistas em Dublin, com mais de 500 mil visitantes por ano, iria fechar para reforma em outubro de 2023, ficando cerca de três anos sem receber visitas. Mas a restauração do prédio foi adiada.

Agora, de acordo com informações disponibilizadas no site da Trinity College Dublin, a Antiga Biblioteca e a Long Room, que deveriam fechar no final de 2023, permanecerão abertos aos visitantes até o final de 2025.

O restauro do local faz parte de um projeto que vai custar cerca de 90 milhões de euros e que forçará a universidade a remover centenas de livros preciosos, raros e antigos da biblioteca, entre eles o Book Of Kells, manuscrito em latim com arte celta datado de 800 DC.

O Livro de Kells permanecerá no local e em exibição para os visitantes na Antiga Biblioteca, ao lado da exposição sobre a obra.

As obras de restauração e construção estão programadas para começar no final de 2025.

Como será a reforma na Biblioteca da Trinity?

The Long Room é uma das áreas que será restaudada e contém livros raros e antigos. Foto: Giammarco on Unsplash

A área The Long Room, justamente o local mais fotografado pelos turistas que visitam a biblioteca, será reformada. É neste local que ficam os livros mais valiosos e antigos e é também a parte mais antiga da Biblioteca ainda existente, com uso constante desde 1732, um recorde.

A restauração acontece em toda a sala, inclusive no teto de carvalho e nas estantes, além de outras partes do prédio. De acordo com a publicação, a reforma está sendo programada há anos.

O trabalho de restauração já começou em abril, mas a biblioteca fechará apenas no final de 2025.

Por que haverá a reforma?

De acordo com o site da Trinity College, a Antiga Biblioteca enfrenta desafios significativos de conservação.

A poluição externa e o acúmulo de poeira estão afetando as coleções e a estrutura do prédio, sendo necessário modernizar as medidas de controle e protecção contra incêndios.

O que é a Biblioteca da Trinity?

A Biblioteca da Trinity é muito conhecida principalmente por cinéfilos, já que ela inspirou a Biblioteca de Hogwarts, dos filmes da saga Harry Potter, e também a Jedi Temple Library, biblioteca dos Jedi, presente em Star Wars: Episódio 2, O Ataque dos Clones.

Mais do que isso, a Biblioteca da Trinity tem valor histórico, já que foi fundada em 1592, pela Rainha Elizabeth, e contém cerca de 200 mil livros.

Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!

Próximos passos para sua viagem

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email