O feriado de segunda-feira, 1º de junho, foi marcado em Dublin por um grande protesto em solidariedade ao movimento Black Lives Matter, nos Estados Unidos. Assim como diversas cidades pelo mundo todo, a capital irlandesa reuniu centenas de pessoas, que caminharam do centro, na O’Connell Street, até a Embaixada dos Estados Unidos, em Ballsbridge.
O E-Dublin conversou com Bruna Alves, Danilo Faria e Amanda Rodrigues sobre racismo no Brasil, na Irlanda e no mundo.
Manifestantes se posicionaram em frente à Embaixada dos Estados Unidos, em Dublin, na tarde de segunda-feira, 1 de junho. Foto: Silvio Barlette
A origem dos protestos começou foi os Estados Unidos, após a morte de George Floyd, um homem negro de 46 anos, assassinado por um policial branco, em Minneapolis.
Em Dublin, assim como no resto do mundo, os manifestantes seguraram faixas e gritaram frases como “vidas negras são importantes”, pedindo por justiça. Também houve um minuto de silêncio após os manifestantes chegarem até a embaixada.
Um outro protesto, menor, aconteceu no Phoenix Park, onde fica a casa do embaixador estadunidense em Dublin.
Protesto em Dublin contra racismo teve manifestação sobre morte da vereadora brasileira Marielle Franco. Foto: Silvio Barlette
A Garda está investigando a organização do protesto Black Lives Matter em Dublin. Apesar de ter sido anunciado como um protesto com distanciamento social, a polícia irlandesa verifica se houve violação da Lei da Saúde a respeito do Covid-19, que impõe restrições a grandes eventos em Dublin.
Um novo protesto está agendado para ocorrer no sábado, 6 de junho, às 15h, na Embaixada de Dublin, em Ballsbridge.
Ele está sendo organizado pela Black Pride Ireland, MASI – Movement of Asylum Seekers in Ireland e Migrants and Ethnic-minorities for Reproductive Justice – MERJ.
Segundo o texto do evento, estão convidadas pessoas que vivem em um raio de 5km da Embaixada dos EUA, seguindo as orientações do lockdown na Irlanda. Além disso, está sendo ressaltado que é preciso manter o distanciamento social.
Leia também: Existe racismo no mercado de trabalho da Irlanda?
Uma novidade promete mudar a experiência de quem ama tomar uma pint ao sol em…
Eles são coloridos, espertos, ágeis e muito, muito fofos. Os puffins, ou papagaios-do-mar, vivem nas…
Belíssimos campos de flores amarelas atraem a atenção de irlandeses e turistas, inclusive brasileiros, durante…
Morar em outro país, seja para estudar ou trabalhar, demanda uma série de situações adversas.…
O uísque irlandês mais antigo já engarrafado foi lançado neste mês de abril e promete…
Quando começamos a falar sobre intercâmbio na Irlanda ou sobre viajar para fora do país, uma das…