Brasileiro, sem passaporte europeu e à caça de um trabalho em TI na Irlanda

A nossa coluna TI na Irlanda traz mais um colunista, mas dessa vez ele não vem contar sobre como é trabalhar na Irlanda, pois ainda não chegou lá. Na verdade, Valdir Júnior te convida a embarcar com ele na busca incansável por um trabalho profissional, com direito a work permit em sua área de atuação, Redes e Infraestrutura. Apesar de recém-chegado na Irlanda, o processo de busca por uma vaga em tecnologia no mercado internacional começou há alguns meses. Mas, quem vai contar cada detalhe e como ele veio parar na Ilha Esmeralda é o próprio. 

Valdir decidiu apostar no mercado de tecnologia no exterior. Foto: Shutterstock

Quem e o Valdir Júnior?

Me chamo Valdir Júnior, sou brasileiro e não tenho passaporte europeu. Tenho 29 anos, sou natural de São Paulo, casado e pai de um lindo menino chamado Luiz Gustavo. Desde sempre, meus olhos brilhavam quando se falava em viver no exterior, fato que se intensificou ainda mais com a chegada do meu filho. Como pai, eu almejo o melhor para minha família e a oportunidade de viver em um país com melhor qualidade de vida, proporcionar uma boa educação para o meu filho, assim como a fluência em outras línguas, passaram a motivar ainda mais o meu desejo de investir no mercado internacional.

Foi com esse pressuposto que comecei a minha saga por uma oportunidade profissional no exterior, no setor de tecnologia. Vou compartilhar com vocês como tem sido essa busca e como eu vim parar na Irlanda.

Foto: Pixabay

O meu currículo

Tenho formação em tecnologia – mais especificadamente na área de Redes e Infraestrutura. São mais de 9 anos de experiência, além de ter agregado nesse caminho alguns certificados e treinamentos oficiais, tais como Cisco, Microsoft, Fortigate, VMWare e Citrix. Passei por diversas empresas, desde de pequeno porte até companhias com mais de 20 unidades. Comecei como técnico de informática e alcancei o cargo de Senior Infrastructrure Engineer, liderando outros profissionais.

Continua após a publicidade

Como a área de tecnologia é privilegiada com linguagem universal, com comandos, sistemas e procedimentos, assim como treinamentos, provas, certificações e termos comuns, todos os TAC (Technical Assistance Center) que eu precisava eram em inglês, então o contato com o idioma não era uma preocupação minha.

Com a experiência e o inglês técnico na ponta da língua, me animei a investir no envio de currículo para empresas nos Estados Unidos e Canadá, minhas grandes apostas. Do Brasil, já escutava bastante sobre a carência de profissionais nesses países, o que me impulsionou mais ainda a investir no sonho de viver e trabalhar em outro país.

Mas, como nem tudo é tão simples como lemos nos promissores noticiários, me deparei com duas situações importantes:

A primeira e positiva, a de que é verdade, existem muitas oportunidades no setor de tecnologia e chegar às entrevistas não parece algo tão meticuloso. Já nas minhas primeiras investidas obtive respostas surpreendentes.

Mas, a segunda, muito menos animadora, além da entrevista, como profissionais estrangeiros temos que lidar com a burocracia, e foi justamente ela que ofuscou a minha chance de  imigrar de mala e cuia para os países de minha escolha.

Foi a dificuldade de atender todas as exigências burocráticas dos Estados Unidos e Canadá que me impulsionou a olhar para a Irlanda. Mas, esse capítulo da minha saga pela conquista do meu primeiro emprego no exterior, eu contarei no próximo texto. Aliás a Irlanda, não fazia parte dos meus planos, até eu perceber que, assim como os Estados Unidos e o Canadá, a Ilha Esmeralda também tem interesse por profissionais com meu perfil, porém com níveis de burocracia bem mais plausíveis.

Sobre o Autor:
Valdir Júnior está na Irlanda desde março de 2017, e como muitos brasileiros da área de tecnologia desembarcou na Irlanda em busca do visto de trabalho e da oportunidade de estrear uma carreira internacional. Como anda o processo, quantas entrevistas ele já conseguiu e por que a escolha pela Irlanda, são informações que ele vai compartilhar neste espaço com você. Acompanhe nos próximos textos a saga do Valdir e a quantos passos ele está de conquistar o seu primeiro emprego profissional na Europa.

Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Colaborador E-Dublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024