Notícias

Caminhoneiros fazem protesto contra aumento de combustível na Irlanda

Uma imensa fileira de caminhões de grande porte percorre áreas centrais da capital em protesto ao aumento de combustível. A cena soa muito familiar para brasileiros, mas aconteceu na manhã desta quarta-feira, 24 de novembro, em Dublin, na Irlanda.

O congestionamento de caminhões, que causou lentidão no trânsito da cidade, aconteceu por volta de 11 da manhã, após motoristas de 80 veículos participarem do protesto.

O edublinpublicou que o combustível, junto com a energia e outros gastos, gerou a maior inflação na Irlanda, em outubro, dos últimos 14 anos, com um aumento de 5,1% em 12 meses.

Os custos no setor de transporte tiveram aumento de 15,4%: gasolina (21,6%) e diesel (25,3%).

Continua após a publicidade

O grupo de caminhoneiros da Irlanda, o Irish Truckers Haulage Association Against Fuel Prices, quer que o governo abaixe o custo de combustível depois do recorde inflacionário.

Além de caminhoneiros, motoristas de tratores, vans, ônibus e outros tipos de veículos comerciais, foram até Leinster House (parlamento irlandês) para protestar.

O preço da gasolina hoje está em 172.6 centavos de euro por litro, enquanto o diesel custa 163.3 centavos de euro por litro. São os maiores valores desde 1991, quando começou a análise de preços de combustível no país.

Resposta do governo irlandês

O partido Fine Gael, principal partido da coalizão do governo irlandês, disse que o protesto foi “mal orientado e sem sentido”.

“Se os organizadores quiserem levar sua mensagem ao governo, seu comboio deve se reunir na Merrion Square, fora dos prédios do governo, e não nas principais rodovias, causando confusão para as pessoas que tentam trabalhar”, disse o Councillor David McManus, conselheiro municipal, uma espécie de vereador de Dublin.

Já o primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, afirmou que as regras da União Europeia impedem que a República da Irlanda corte a taxa de IVA sobre os combustíveis para zero, o que impossibilitaria o governo de baixar os custos.

A taxa de IVA no combustível da Irlanda é de 13,5 por cento, uma das mais baixas da União Europeia, e não pode ser menor que 12% por conta da regulação do bloco.

Oposição cobra do governo

A resposta veio depois que a líder da oposição no congresso irlandês, Mary Lou McDonald, do partido Sinn Féin, simpatizou com o protesto e sugeriu três meses de corte do imposto, além de criticar a taxa em cima do carbono, que foi aumentada no Budget 2022.

Martin, no entanto, rebateu as críticas dizendo que o aumento na taxa do carbono não será reduzida pois é a coisa certa a se fazer pelo planeta.

Segundo o primeiro-ministro, mesmo que a União Europeia aprovasse três meses de taxa zero para combustíveis, o imposto iria voltar com uma taxa bem maior, de 23%.

 

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024