Censo 2022: Irlanda tem 39,5 mil brasileiros residentes, 4% da população imigrante do país

Censo 2022: Irlanda tem 39,5 mil brasileiros residentes, 4% da população imigrante do país

Rubinho Vitti

11 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Os dados do Censo 2022 na Irlanda sobre imigração no país foram divulgados pelo CSO (Central Statistics Office), central de estatísticas, nesta terça-feira, 30 de maio. De acordo com as informações obtidas, 39.556 cidadãos do Brasil com residência na República.

Os brasileiros representam 4% da população imigrante residente na Irlanda, ficando na sexta posição entre as nacionalidades estrangeiras que vivem no país, atrás de Lituânia (5%), Índia e Romênia (7%), Reino Unido (13%) e Polônia (15%).

O Brasil está à frente de Espanha, Itália e Letônia, com 3% cada.

Outros somam 40%.

O número de cidadãos não-irlandeses aumentou em 2022, representando 12% da população, somando mais de 631 mil pessoas.

Aumento de brasileiros foi de 150% em 2022 em comparação com o Censo 2016

Cerca de 4% da população de imigrantes residentes na Irlanda é formada por brasileiros.

De acordo com o Censo 2022 da Irlanda, houve um aumento de 150% no número de brasileiros residentes no país em relação à última pesquisa, de 2016. Naquela época, eram 15.796 cidadãos do Brasil vivendo em terras irlandesas, 23 mil a menos que no ano passado.

Já no censo anterior, em 2011, eram 9.298 brasileiros na ilha.

O Brasil está na segunda posição entre os países que mais tiveram aumento no número de residentes, ficando atrás da Índia (35.673) e à frente da Romênia (13.758).

Leia também: Censo Irlanda 2022: dados sobre habitação mostram 166 mil casas vazias

Imigração recente na Irlanda

De acordo com o Censo, 89.512 pessoas se mudaram para a Irlanda no último ano, o que representa aproximadamente 2% da população. Destes, 22.137 eram cidadãos irlandeses e 66.020 eram cidadãos não irlandeses.

O maior grupo de cidadãos não irlandeses que fixou residência no estado no ano anterior ao censo veio da Índia, com 9.687 chegadas, depois foram os brasileiros, com 5.175 chegadas (8% do total).

Dobrou número de pessoas que falam português na Irlanda

Nível de inglês dos brasileiros na Irlanda: menos da metade tem inglês fluente.

De acordo com o Censo 2022 na Irlanda, “o crescente da população brasileira na Irlanda fez com que aumentasse também o número de falantes do português” no país. Os dados mostram que 44.000 pessoas afirmaram falar o idioma, mais que o dobro da última pesquisa.

O Censo também mostra que menos da metade dos brasileiros que vivem na Irlanda falam inglês fluente (43,9%). São 32,4% falando um inglês “bom” e 16,9%, regular. 3,6% não falam inglês.

E a influência do Brasil não para. Outro dado é que cerca de 5,5 mil irlandeses afirmam falar português em casa.

Leia também: Censo Irlanda 2022: quais setores que mais empregam no país

Como funciona o Censo na Irlanda

Resultados gerais do Censo Irlanda 2022 foram publicados em maio de 2023. Fonte: CSO

Cerca de 5.100 funcionários foram escalados para entregar cerca de 2 milhões de formulários nas residências de toda a Irlanda até 3 de abril de 2022.

A data é chamada de “Census night”. “Todos presentes na Irlanda no dia 3 de abril devem ser incluídos no formulário do censo”, diz release publicado pelo governo.

Entre 4 de abril e 6 de maio, os funcionários voltaram para recolher o formulário, que, obrigatoriamente, teve que ser entregue totalmente preenchido.

Censo na Irlanda é protegido por lei e deixar de fornecer informações pode ser considerado crime.

Intercâmbio na Irlanda

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.

O edublin tem ótimas opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Guia completo sobre acomodação na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email