Com medo de 4ª onda, governo irlandês pode impor ‘lockdown local’

Com medo de 4ª onda, governo irlandês pode impor ‘lockdown local’

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A maior reabertura da Irlanda desde que a pandemia da Covid-19 começou foi anunciada na semana passada, mas a média de novos casos diários ainda é alta em alguns condados do país. Além disso, há um certo descontrole na aglomeração das pessoas nas ruas nos últimos dias, principalmente na capital Dublin, preocupando o governo para uma possível “quarta onda” de contaminações.

Por conta disso, e também da preocupação com a variante indiana da Covid-19, o governo irlandês poderá aplicar “lockdown locais”, ou seja, restringindo medidas em condados onde os números não estão sendo controlados.

Segundo o vice-primeiro-ministro Leo Varadkar, intensificar as restrições em determinadas áreas do país faz parte do plano “se houver um surto em uma área específica”.

Ruas centrais com concentração de lojas ficaram lotadas durante o fim de semana em Dublin. Foto: Rubinho Vitti

Varadkar, no entanto, diz que a tentativa de fazer os bloqueios em condados no passado não foram tão efetivas. “O país é tão pequeno e as pessoas viajam muito dentro da Irlanda, os bloqueios locais provavelmente não são tão eficazes quanto poderiam ser em outros países, mas é uma opção se precisarmos usá-lo.”

O fim de semana em Dublin foi agitado. Ruas com concentração de lojas ficaram lotadas. Além disso, com pubs vendendo bebidas “take away”, ruas reuniram multidões no centro da cidade, o que acabou gerando até mesmo prisões.

O diretor médico, Dr. Tony Holohan, ficou consternado com a situação. “Multidões enormes – como uma grande festa ao ar livre. Isso é o que não precisamos quando fizemos tanto progresso.”

Vídeos das aglomerações se espalharam pelas redes sociais, assim como o lixo deixado pelos grupos nas ruas centrais de Dublin, próximas à Grafton Street.

A Garda afirmou que parte do centro de Dublin pode ter controles de entrada e saída de pessoas para coibir o consumo de álcool nas ruas e grandes grupos aglomerados.

Veja vídeos das aglomerações em Dublin abaixo:

 

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar