Categories: Curiosidades

Comparando Brasil e Irlanda Parte 2: O excesso

Em continuação ao post anterior, o qual comparei a educação no Brasil e na Irlanda, vou falar de um outro detalhe que me chamou atenção:

O uso excessivo de “ítens” em casa (que chamamos aqui de furniture).

Reparei isso pela primeira vez assim que cheguei, e minha mãe fez um almoço especialíssimo pra mim: arroz, feijão, polenta, bife acebolado e salada.

Além de ser um prato que adoro, teve todo o carinho e talento que só as mães sabem fazer.

Continua após a publicidade

Deixando um pouco a parte emocional de lado, vi que nessa brincadeira do almoço, onde só estavam minha mãe, meu irmão e eu, foram utilizadas: 4 panelas, 1 frigideira, umas 6 colheres, 6 garfos, 8 facas e mais pelo menos uns 8 pratos.

Contando fica absurdo, mas na hora voce nem repara: prato pra colocar a salada, outro prato pra colocar os bifes, garfo pra pegar a salada, colher pra arroz, concha para feijão, outro garfo pra polenta, etc, etc.

Colocando em comparação aqui, nesse cenário eu não teria talheres suficientes para 3 pessoas.

Po Edu, mas voce mora sozinho e nem se compara

Como assim sozinho? São 3 pessoas aqui em casa. No Brasil são duas: minha mãe e meu irmão. Será que era necessário ter usado essa quantidade de talheres? Lembrando que isso gera mais trabalho pra limpar.

Eletrodomésticos. Lá em casa tem 3 televisões. Uma não funciona, outra só pega 1 canal pois não tem antena, e a da sala é a única que está 100%.

Porque não jogar fora ou doar as outras 2 televisões? Na minha visão, no Brasil temos a impressão de que estamos “jogando dinheiro fora” ao jogar um eletrodoméstico no lixo.

Aqui, se você for em um centro de reciclagem, vai encontrar computadores, televisões, rádios e vários outros eletrodomésticos que eram desnecessários e foram “jogados fora”.

Isso ajuda a manter a casa organizada e funcional.

Além de eletrodomésticos, vários outros ítens podem ser mencionados como “desnecessários” em uma casa de 2 pessoas: 3 rádios, 12 toalhas de banho, 3 guarda-roupas enormes além das cómodas. Precisa de tudo isso mesmo?

Lembro que alguém mencionou a história de um americano que prometeu a si mesmo viver com o mínimo necessário: 2 pares de calcados, 2 calcas jeans, etc, etc.

Claro que não quero colocar os extremos aqui, mas se pensarmos bem, temos uma mania de guardar coisas ou de ter coisas em excesso com a desculpa de “ah, isso é importante” ou “é uma lembrança de 1893, não posso desfazer” ou “ah, vai que chega um comboio de visitas”

Nao vou levantar a questão dos “ítens” emocionais, afinal de contas, faz parte da vida de cada um querer guardar o que quiser. Por outro lado, coisas que são meramente funcionais (TV, geladeira, rádio, roupas, etc) ainda são desnecessariamente guardadas em casa (pelo menos na de muitos que conheco).

Que levante a a mão aquele que não tem um “quartinho/cantinho da bagunça” onde ficam entulhadas todas essas coisas que falei :)

Discorda? Deixe seu comentário com seus pontos.

Edu Giansante

Fundador e CEO do edublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Recent Posts

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024