Compra da casa própria em Dublin, onde é mais barato?

Se você pretende comprar uma casa na Irlanda, saiba que na capital, Dublin, a diferença de preços de imóveis na região Norte e Sul pode chegar a um terço. 

Se alugar um imóvel em Dublin atualmente não é missão das mais fáceis, imagine então comprar uma casa? Com a crise imobiliária que tem atingido o país nos últimos anos, a alta demanda do mercado tem colocado os preços nas alturas.

Entretanto, a boa notícia é que ainda existem em Dublin áreas onde é possível adquirir um imóvel a preços um pouco mais baratos. Segundo o relatório Property Price Register, de 2018, casas e apartamentos à venda na região norte de Dublin podem custar até um terço menos do que os localizados ao sul da cidade.

Casas ao norte de Dublin são mais baratas. Foto: Dave Bredeson | Dreamstime

De acordo com o relatório, o preço médio de casas na região Sul da cidade fica em torno de 459 mil euros, enquanto no Norte o preço despenca para 343 mil.

Continua após a publicidade

Áreas mais baratas

Ao Norte de Dublin, a pesquisa aponta Finglas como o bairro com imóveis a preços mais convidativos. Por lá é possível se pagar em média 215 mil euros por uma casa.

Por outro lado, Clontarf lidera o ranking de bairros com imóveis mais caros no Norte da cidade, com valores que chegam a meio milhão de euro.

Já ao Sul, Clondalkin é a área mais econômica para quem quer comprar uma casa, com preços médios a 233 mil. Na contramão, a vila de Dalkey, no litoral sul é uma das áreas mais caras, com preços ultrapassando 1,2 milhão de euros. O elegante bairro de Ballsbridge também não atrás, onde se paga uma média de 1,1 milhão de euros por um imóvel.

Crise imobiliária

O setor imobiliário irlandês não tem acompanhado o crescimento econômico do país nos últimos anos. Após superar a crise econômica de 2008, a Irlanda tem se tornado sede de inúmeras multinacionais. Consequentemente, o mercado tem vivenciado uma demanda cada vez maior de pessoas buscando moradia, porém a oferta de imóveis é cada vez menor.

Irlanda tem passado por crise imobiliária. Foto: Ratmaner | Dreamstime

A alta dos preços, tanto para a compra quanto para o aluguel de uma residência, tem deixado famílias inteiras desabrigadas. Isso acontece por estas pessoas não terem condições financeiras de custear as despesas, tendo que recorrer a acomodações de emergência providenciadas pelo governo.

Para se ter uma ideia, em 2014 havia cerca de 2858 adultos e 880 crianças em acomodações de emergência. Em 2018 os números subiram consideravelmente, pulando para 6194 adultos e 3559 crianças vivendo nessas condições.

O governo irlandês alega estar engajado na construção de novas casas sociais, afirmando que no último ano foram entregues quase 5 mil novas unidades em todo o país, um número oito vezes maior que o de 2015. A estimativa é que por meio do programa Rebuilding Ireland (Reconstruindo a Irlanda), sejam criadas mais de 50 mil casas até 2021

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Brasileiros na Irlanda: saiba seu direito de votar nas eleições locais

No próximo dia 7 de junho, os brasileiros que residem na Irlanda têm a oportunidade…

2 de maio de 2024

Irlanda é o melhor destino para hiking: conheça alguns pontos

Quem gosta de caminhadas longas com paisagens incríveis e lugares altos como montanhas, serras e…

1 de maio de 2024

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

30 de abril de 2024

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

30 de abril de 2024

Quais são as melhores agências de intercâmbio do Brasil

Eu tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, você cogitou fazer um…

30 de abril de 2024

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024