Quais são as regras para comprar bebidas alcoólicas na Irlanda?

Quais são as regras para comprar bebidas alcoólicas na Irlanda?

Elizabeth Gonçalves

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Não é de hoje que os irlandeses têm a fama de serem excelentes bebedores. Porém, o que nem todo mundo sabe é que o país apresenta regras bem restritas para comprar bebidas alcoólicas na Irlanda.

Existem leis que indicam licenças de lojas, restrições de horários para venda e, até, divisão física de espaços em supermercados para a exibição dos produtos.

Neste artigo, selecionamos alguns termos, regras e atitudes consideradas crimes ao consumir e comprar bebidas alcoólicas na Irlanda.

‘Off-licence’: onde é permitido comprar bebidas alcoólicas na Irlanda

Irlanda possui regras para compra de bebidas alcoólicas. Foto: Alexmak72427|Dreamstime

Existem diversas regras para comprar bebidas alcoólicas na Irlanda. Foto: Alexmak72427|Dreamstime

O que significa o termo “off-licence”? O nome denomina um estabelecimento que tem autorização do governo para comercializar bebidas alcoólicas na Irlanda, desde que estas não sejam consumidas no ponto de venda.

Esse termo se aplica tanto às lojas especializadas — ou seja, aquelas que se dedicam exclusivamente à venda de álcool — quanto às seções de supermercados ou lojas de conveniência onde as bebidas são comercializadas.

Ou seja, se você vir um local com uma placa escrito “off-licence”, é porque ali você pode entrar e comprar bebidas alcoólicas na Irlanda.

Leia também: Irlanda pode elevar o valor de bebidas alcoólicas no país

Horário para comprar bebidas alcoólicas na Irlanda

Venda de bebidas é permitida até as 22h. Foto: Jenspederknudsen | Dreamstime

É possível comprar bebidas alcoólicas na Irlanda em supermercados ou lojas até as 22h. Foto: Jenspederknudsen | Dreamstime

Muita gente pode ficar surpresa com esse detalhe, mas não é possível comprar bebidas alcoólicas na Irlanda a qualquer momento nos supermercados e lojas exclusivas.

Tanto supermercados quanto “off-licences” estão autorizados a comercializar as bebidas apenas entre 10h30 e 22h, de segunda a sábado. Aos domingos, a venda é liberada apenas a partir das 12h30 e se encerra às 22h.

É justamente por esse motivo que, quando você vai a um supermercado no período da manhã, por exemplo, a área onde o álcool fica estocado, muitas vezes, permanece fechada ou com acesso bloqueado — o mesmo acontece a partir das 22 horas.

O objetivo é evitar que as pessoas que não sabem da existência da regra, como turistas, tentem comprar bebidas alcoólicas na Irlanda.

Leia também: Irlanda entra em guerra contra publicidade do álcool

Em novembro de 2020, a Irlanda impôs a instalação de uma separação física entre produtos regulares de supermercados e bebidas alcoólicas, para haver um controle a mais.

Irlanda proíbe promoções de bebidas alcoólicas em lojas e mercados

O Sale and Supply of Alcohol Products Regulations — Regulamento de Venda e Fornecimento de Álcool — impede que se usem pontos de cartão de fidelidade para comprar bebidas alcoólicas na Irlanda, além de reduzir o preço de uma bebida por tempo limitado (três dias ou menos) ou, ainda, em um combo com outros produtos.

Ou seja, promoções comuns que vemos em mercados, como seis garrafas de vinho pelo preço de cinco, não podem acontecer.

Beber em público é proibido na Irlanda?

Público pode beber nas ruas do Temple Bar no feriado de São Patrício. Foto: Aitor Muñoz Muñoz | Dreamstime

Nem mesmo no feriado de St. Patrick’s, quando as pessoas ficam nas ruas, o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos é liberado. Foto: Aitor Muñoz Muñoz | Dreamstime

Apesar de não haver uma legislação nacional proibindo o consumo de bebidas alcoólicas na Irlanda em vias públicas, como parques, praias e ruas, cada cidade tem o direito de aprovar leis que proíbam esse ato.

Esse é o caso de Dublin, onde, desde 1º de outubro de 2008, é proibido beber nas ruas e demais áreas públicas da cidade. Quem quebrar as regras pode receber uma multa de 75 euros. Se o valor não for pago no período determinado, pode subir e chegar até 1.900 euros.

Nem mesmo em comemorações como o St. Patrick’s Day é permitido beber nas ruas de Dublin. Apesar disso, com a multidão que se forma no centro da cidade, é possível ver aqueles que fazem isso. Segundo a Garda, cerca de 150 barris de bebidas alcoólicas já foram apreendidos durante a festa.

Vale ressaltar, também, que alguns pubs e restaurantes têm autorizações especiais. Assim, o púbico pode consumir livremente a bebida adquirida no local em mesas situadas num espaço demarcado do lado de fora desses estabelecimentos.

Entre outras cidades que também apresentam a mesma regra de Dublin estão Galway e Limerick.

O que vale para todas as cidades irlandesas é: ser flagrado bêbado nas ruas da Irlanda pode ser considerado crime. Assim, a Garda tem o direito de multar e, se for o caso, confiscar a bebida que a pessoa tiver.

Leia também: 7 regras sobre o consumo de bebidas alcoólicas na Irlanda

Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar