Categories: Entretenimento

Conheça a famosa Casa Georgiana Nº29 em Dublin

A famosa casa foi construída no final do século XIX e nos dias de hoje funciona como um museu da vida e dos costumes da época.

Foto: Georgian House Museum

A Casa Georgiana construída em 1794 retrata o estilo de vida da burguesia de Dublin entre 1790 e 1820. Nesta época, quem morava na casa era a família da Sra. Olivia Beatty, uma viúva que conseguiu comprar a propriedade com o dinheiro da herança deixada pelo marido após sua morte.

A casa mostra como era a vida desta viúva, pois dentro da residência, a decoração é feita com artigos das épocas de 1790 e 1820, refletindo o estilo de vida e o pensamento daqueles tempos. As pinturas e gravuras nas paredes também mostram o cotidiano do século XIX na Irlanda – até faz parecer que a família ainda mora lá.

Quem visita o antigo casarão, pode andar pelos cômodos da casa

Sala de Jantar. Foto: Georgian House Museum

No sótão existe uma grande cozinha, a despensa e o quarto das amas de chaves. Subindo um andar, encontra-se um refeitório com uma geladeira de madeira, que era usada para esfriar o vinho. A geladeira, assim como a caixa onde era guardado o chá, era fechada com chaves para evitar que acontecessem roubos por parte dos empregados da casa.

Continua após a publicidade

A grande sala de estar para reuniões sociais e outra sala menor para familiares, ficam no primeiro andar. Também neste andar, tem o cômodo chamado de o “quarto da irritação”, que era uma penteadeira onde a senhora da casa guardava sua mesa de costura e uma mesa de escritório. O quarto principal possui uma cama antiga, do início do século XIX, uma curiosa cadeira de exercícios e um banheiro rústico.

O quarto das crianças fica no último cômodo da casa, onde é possível ver os brinquedos originais da época. O que costuma chamar mais a atenção entre eles são duas grandes casas de boneca perfeitamente decoradas.

A casa de bonecas original da época. Foto: Georgian House Museum

A visita à casa/museu dura cerca de 1 hora e começa com um vídeo informativo, que conta um pouco da história da casa e da época através de um “fantasma” da Mrs. Beatty. Depois, o guia apresenta todos os cômodos da residência.

A visita permite conhecer e entender como eram as circunstâncias da época, como vivia aquela família e como era a função de cada pessoa dentro da sociedade. No ano de 1790, a cidade de Dublin já tinha um prestigio cultural, mesmo que ainda fosse uma cidade extremamente violenta e bem pobre.

Hoje, o local fica aberto para apenas dois passeios guiados por dia. As visitas são feitas em dois horários: pela manhã, às 11h, reservado somente para grupos, e à tarde, às 15h, aberto para o público geral.

A House Number 29 (Georgian House Museum) fica no número 29 da Fitzwilliam Street – Dublin 2. Os valores são €6.00 para adultos e €3.00 para estudantes e idosos.

Para conhecer mais curiosidades e informações sobre o que fazer na Irlanda, acompanhe nosso site, o E-Dublin, onde damos muitas dicas sobre o país e a cidade de Dublin. Se você tem interesse em fazer intercâmbio e conhecer mais pontos turísticos de Dublin e região, navegue pelo E-Dublin para adquirir mais dicas. No nosso site comentamos de tudo um pouco sobre a Irlanda.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

edublin Press

Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para jornalismo@edublin.com.br

Recent Posts

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024