Coronavírus: Irlanda anuncia extensão de visto a imigrantes

Imigrantes que têm o IRP (Irish Residence Permit) com vencimento entre 20 de março e 20 de maio de 2020 terão permissão de permanecer na Irlanda com renovação automática pelo INIS (Irish Naturalisation and Immigration Service — serviço irlandês de naturalização e imigração), do Department of Justice and Equality (Departamento de Justiça e Igualdade). A medida foi tomada por conta das incertezas durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo nota emitida pelo INIS, as permissões que expiram entre 20 de março e 20 de maio serão renovadas automaticamente por um período de dois meses. O Escritório de Registro da área de Dublin — localizado em Burgh Quay — está temporariamente fechado, e todos os escritórios de registro para não residentes em Dublin, operados pela Garda, também fecharam temporariamente.

Agendamentos suspensos

O INIS também interrompeu temporariamente a aceitação de novos pedidos de visto. Embora ainda seja possível solicitar um visto irlandês on-line de maneira normal, essas medidas temporárias significam que os solicitantes não poderão concluir seu processo de solicitação. “Pretendemos retomar a aceitação de aplicativos assim que as preocupações com segurança diminuírem.”

Continua após a publicidade

Leia também: Brasileiro com coronavírus na Irlanda alerta que doença ‘não é brincadeira’

Certos casos de prioridade ou emergência continuarão sendo processados, nota do departamento. As urgências incluem vistos para profissionais de saúde, pesquisadores em saúde e profissionais de assistência a idosos; familiares imediatos de cidadãos irlandeses, entre outros.

Estudantes têm relatado que seus agendamentos já realizados anteriormente foram cancelados. Isso porque, como citado acima, o escritório de registro está temporariamente fechado. Mas não deve haver preocupação, já que existe a extensão de permissão para ficar no país. Basta ficar de olho no site do INIS para mais informações sobre reabertura dos agendamentos e processos.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Artista irlandês cria peças de Lego inspiradas em símbolos celta e da Irlanda

O artista Joe, conhecido pelo perfil @bricktingsmon, vem conquistando admiradores na Irlanda e no mundo…

2 de maio de 2025

Mapa interativo mostra pubs e cafés ensolarados em Londres em tempo real

Uma novidade promete mudar a experiência de quem ama tomar uma pint ao sol em…

1 de maio de 2025

Papagaio-do-mar: conheça os pássaros que vivem na costa da Irlanda

Eles são coloridos, espertos, ágeis e muito, muito fofos. Os puffins, ou papagaios-do-mar, vivem nas…

1 de maio de 2025

Campos floridos de canola na Irlanda: onde visitar

Belíssimos campos de flores amarelas atraem a atenção de irlandeses e turistas, inclusive brasileiros, durante…

30 de abril de 2025

Como é a tomada na Irlanda?

Morar em outro país, seja para estudar ou trabalhar, demanda uma série de situações adversas.…

30 de abril de 2025

Uísque mais antigo da Irlanda e chega ao mercado por R$ 420 mil a garrafa

O uísque irlandês mais antigo já engarrafado foi lançado neste mês de abril e promete…

30 de abril de 2025