Coronavírus: os efeitos no calendário esportivo no mundo

A pandemia do novo coronavírus foi responsável pelo cancelamento de eventos de todos os tipos, mas o calendário esportivo foi um dos mais afetados em todo o mundo. Até mesmo as Olimpíadas — que concentram provas de praticamente todos os estilos esportivos — foram adiadas para 2021. Mas outros campeonatos, do futebol brasileiro até o rugby na Irlanda e o basquete norte-americano, também foram influenciados.

O E-Dublin listou alguns dos principais eventos atingidos pelo coronavírus e a previsão para a volta de suas atividades no Brasil e no mundo.

Campeonatos de futebol no Brasil foram cancelados

CBF seguiu as normas do Ministério da Saúde sobre o Covid-19 com partidas sem público e, posteriormente, suspendendo os campeonatos no Brasil. Foto: Pxhere

Os campeonatos estaduais e nacionais de futebol foram todos suspensos por tempo indeterminado. No dia 13 de março, a CBF, seguindo a orientação o Ministério da Saúde, determinou que todas as partidas de futebol marcadas para São Paulo e Rio de Janeiro fossem realizadas sem a presença de público.

Na sequência, no dia 15 de março, com o iminente agravamento da crise, a CBF decidiu suspender por tempo indeterminado todos os jogos sob sua responsabilidade que estavam em andamento. São eles: Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.

Continua após a publicidade

A CBF também informou que as Federações Estaduais teriam autonomia para deliberar sobre os campeonatos sob a responsabilidade de cada federação.

Campeonatos estaduais suspensos

  • Federação Paulista de Futebol decidiu em conjunto com 48 clubes filiados suspender por tempo indeterminado seus campeonatos.
  • Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro suspendeu os campeonatos em andamento por 15 dias e adiou o início das competições que ainda não iniciaram.
  • Federação Mineira de Futebol decidiu suspender por tempo indeterminado o campeonato Mineiro a partir de 17 de março.
  • Federação Gaúcha de Futebol, no dia 16 de março, suspendeu por 15 dias seus campeonatos.

Basquete e voleibol também foram atingidos

A Liga Nacional de Basquete e os clubes decidiram pela suspensão do campeonato com reavaliação da situação em novo encontro com os clubes.

Em reunião realizada no dia 19 de março, CBV, clubes e comissão de atletas decidiram finalizar o campeonato da Superliga Feminina de Vôlei 2019/2020 sem definição de campeão. Já a Superliga Masculina de Vôlei 2019/2020 segue paralisada conforme definido em votação na reunião de 19 de março, com uma nova reunião marcada para o mês de abril a fim de reavaliar a situação.

Jogos irlandeses também estão suspensos

Rugby e o futebol gaélico, duas paixões dos irlandeses, tiveram os jogos cancelados da temporada 2019/2020. Foto: Pxhere

A Gaelic Athletic Association (GAA), do futebol gaélico, um dos principais esportes irlandeses da atualidade, suspendeu todas as atividades dos times e atletas e qualquer atividade relacionada ao Futebol da Ilha Esmeralda até novas instruções das autoridades de saúde do país em relação à quarentena.

A Irish Rúgbi Football Union (IRFU) definiu que todas as ligas de Rúgbi da temporada 2019/2020 estão encerradas sem definição de campeão ou a divisão do título para os que estavam disputando a final.

Campeonatos europeus são cancelados ou adiados

A European Professional Club Rúgbi (EPCR), organizadora da Heineken Champions Cup, anunciou também o adiamento das fases finais do campeonato da temporada 2019/2020 com previsão de realização dos jogos das semifinais e finais para o início do mês de maio.

O UEFA Euro 2020 — Campeonato Europeu de Seleções — foi definitivamente adiada por 12 meses, com previsão de realização de 11 de junho a 11 de julho de 2021. Esse adiamento visa dar prioridade à finalização das ligas nacionais e aos campeonatos europeus de clubes.

Leia também: Primeiro-ministro irlandês volta à medicina para lutar contra o Covid-19

As finais da Champions League, Europa League e Women’s Champions League, originalmente agendadas para o mês de maio, estão adiadas sem nova data prevista.

A Premier League foi suspensa, pelo menos, até 30 de abril, com previsão de continuação do campeonato. A Liga espanhola foi paralisada, com as rodadas sendo adiadas para reavaliação da situação do campeonato após o período de quarentena.

A Federação Italiana de Futebol definiu que todas as partidas de futebol estão suspensas. A continuação ou não do campeonato e a definição de campeão e os times com acesso às ligas europeias e descenso serão deliberadas futuramente.

Outros esportes atingidos pela pandemia

O campeonato mundial de Fórmula 1, que iniciaria no final de semana de 12 a 15 de março, com o GP da Austrália, teve o Primeiro Grande Prêmio do ano cancelado. Também foi cancelado o Grande Prêmio de Mônaco, que teria sua realização no final de semana de 21 a 24 de maio. De acordo com o Automóvel Clube de Mônaco, devido às grandes incertezas em relação à pandemia, dificilmente seria possível realizar o evento em uma nova data ainda em 2020.

Outros seis eventos de Fórmula 1 estão adiados, são eles: Bahrain, Vietnam, China, Holanda, Espanha e Azerbaijão. Todos os GPs que estão adiados ainda não têm previsão de realização, uma vez que a pandemia toma conta da Europa e do mundo sem uma previsão segura de se encerrar.

Basquete norte-americano cancelado

Basquete norte-americano foi suspenso por causa do coronavírus, decisão inédita da Liga. Foto: Pxhere

Em 11 de março, um jogador do Utah Jazz testou positivo para o vírus COVID-19, o que causou o cancelamento imediato da partida que seria realizada no mesmo dia. O jogador não estava presente no ginásio. No dia seguinte, outros diversos atletas foram confirmados como positivo para o vírus, o que resultou na suspensão da temporada 2019-2020, algo inédito na história da Liga, e ainda sem previsão de retomada do campeonato.

Jogos Olímpicos são adiados para 2021

Jogos Olímpicos de Tokyo foram transferidos para 2021 por causa da pandemia do Covid-19. Foto: Pxhere

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê organizador Local Tóquio 2020 realizaram uma reunião em 24 de março e decidiram em definitivo adiar os Jogos Olímpicos para 2021.

Nos últimos dias, as federações de alguns países participantes, como Canadá, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Reino Unido, França e Brasil vinham pressionando o COI para anunciar o adiamento ou não iriam enviar seus atletas para os Jogos.

Esse era provavelmente o único grande evento que ainda estava pendente de confirmar o adiamento devido à pandemia que o vírus COVID-19 trouxe para todo o planeta.

Colaborador E-Dublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Brasileiros na Irlanda: saiba seu direito de votar nas eleições locais

No próximo dia 7 de junho, os brasileiros que residem na Irlanda têm a oportunidade…

2 de maio de 2024

Irlanda é o melhor destino para hiking: conheça alguns pontos

Quem gosta de caminhadas longas com paisagens incríveis e lugares altos como montanhas, serras e…

1 de maio de 2024

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

30 de abril de 2024

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

30 de abril de 2024

Quais são as melhores agências de intercâmbio do Brasil

Eu tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, você cogitou fazer um…

30 de abril de 2024

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024