Departamento de Saúde confirma surto de sífilis na Irlanda

Departamento de Saúde confirma surto de sífilis na Irlanda

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A imprensa irlandesa noticiou nesta semana que o país está tendo um surto de sífilis, que foi confirmado pelo HSE (Health Service Executive). Desde antes da pandemia da covid-19, a sífilis latente precoce (early infectious syphilis, em inglês) estava sendo monitorada pelo governo, que registrou um aumento.

Em 2019, foram notificados 745 casos confirmados, 54% a mais que no ano anterior (484). Em abril de 2020, registrou-se uma diminuição das notificações, algo que foi revertido ao longo daquele ano, com um total de 562 casos notificados em 2020.

Apesar dos dados incompletos sobre 2021, que ainda está em andamento, indica-se que as notificações estão ultrapassando o que foi registrado no ano passado, com 242 casos notificados entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2021.

As autoridades de saúde disseram que a situação requer “ação urgente”. Embora a maioria dos casos permaneça em homens (91% em 2021), o número de casos em mulheres quase dobrou, passando de 4,5% dos casos confirmados em 2018 para 9% dos casos confirmados neste ano.

Segundo comunicou o HSE, a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível tratável e o reconhecimento e tratamento precoces são essenciais para evitar a transmissão. “Se uma infecção não for tratada, pode causar sérios problemas de saúde ao coração, cérebro, olhos e sistema nervoso”, diz o comunicado.

O estudo completo está disponível aqui.

O que é  a sífilis

A sífilis primária é caracterizada pelo aparecimento de um cancro que ocorre de 10 dias a três meses após a exposição à doença. Os sintomas da sífilis secundária ocorrem algumas semanas após o desaparecimento do cancro.

Os sintomas comuns de sífilis são:

  • Uma erupção na pele que não coça pode ocorrer em qualquer parte do corpo (geralmente nas palmas das mãos ou na planta dos pés)
  • Sintomas como os da gripe; cansaço, dores de cabeça, dores nas articulações, febre
  • Perda de cabelo
  • Linfadenopatia
  • Olhos doloridos ou visão turva

A melhor forma de se prevenir contra a doença é o uso de preservativo (camisinha).

Todos os indivíduos com sífilis recém-diagnosticada devem ser encaminhados aos serviços de doenças geniturinárias ou infecciosas para avaliação, tratamento e acompanhamento.

 

Foto de capa: Womanizer WOW Tech / Unsplash

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar