Um projeto que está em debate há mais de três décadas pode finalmente sair do papel e mudar de forma definitiva a mobilidade na capital irlandesa: o metrô de Dublin.
Não, a capital da Irlanda não possui um sistema de transporte subterrâneo. Porém, o Metrolink, nova linha de metrô planejada para conectar o norte de Dublin ao centro da cidade e ao aeroporto, é considerado o empreendimento de transporte mais ambicioso — e mais discutido — da história da Irlanda.
Saiba mais informações a respeito do projeto e imagens de como está sendo planejado.
Imagem do projeto do Metrô de Dublin divulgadas no metrolink.ie
A ideia de uma linha ferroviária ligando o condado norte de Dublin ao aeroporto surgiu há mais de 30 anos.
Desde então, o projeto passou por inúmeras versões, análises e cancelamentos. Em 2011, o Metro North, versão anterior do plano, chegou a receber aprovação para construção, mas foi suspenso devido à crise econômica.
A falta de decisão política, os custos elevados e os longos debates sobre o melhor modelo de transporte atrasaram o avanço do metrô. Alternativas como a expansão do sistema Luas (bonde elétrico), a criação de uma linha DART até o aeroporto e o reforço de linhas de ônibus foram estudadas, mas nenhuma delas ofereceu a mesma capacidade de transporte que o projeto metroviário.
O Metrolink seria mais que uma ligação direta com o aeroporto. A futura linha terá 16 estações e atenderá comunidades em rápido crescimento no norte de Dublin, como Ballymun e Swords.
O aeroporto será a estação mais movimentada — com previsão de cerca de 18% dos passageiros —, mas o objetivo é criar um eixo de mobilidade que conecte 127 escolas, cinco hospitais e três universidades, além de integrar-se a outros meios de transporte urbano já existentes.
Estação do metrô de Dublin no aeroporto. Imagem: metrolink.ie
O Metrolink será capaz de operar um trem a cada 90 segundos, transportando até 500 pessoas por composição — o equivalente a 444 ônibus ou 16 mil carros por hora em cada sentido.
Essa diferença mostra o potencial do projeto para reduzir congestionamentos, melhorar a qualidade do ar e cortar emissões de carbono.
Em termos de desempenho, o tempo de viagem entre Swords e o centro da cidade deverá ser de apenas 25 minutos, algo inalcançável por qualquer alternativa sobre rodas.
Ponte na rodovia M50 onde deverá passar o metrô de Dublin. Imagem: metrolink.ie
O Metrolink será o maior e mais caro projeto de infraestrutura já tentado na Irlanda. Uma análise de custo-benefício publicada em 2021 estimou que os ganhos econômicos diretos do projeto podem chegar a €15,6 bilhões ao longo de 60 anos, sem contar benefícios ambientais e sociais.
O projeto ainda aguarda aprovação final de planejamento e passará por uma nova revisão financeira após o processo de licitação, para garantir que o investimento público se mantenha vantajoso.
O projeto está incluído no Plano Nacional de Desenvolvimento e conta, até o momento, com apoio positivo do governo irlandês.
Caso avance conforme o previsto, o Metrolink colocará cerca de 175 mil pessoas em movimento e promoverá 250 mil empregos, além de poder ser um passo crucial rumo a uma Dublin mais moderna, conectada e sustentável.
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