Dublin Pride 2021: exposições e eventos online em junho

Dublin Pride 2021: exposições e eventos online em junho

Rubinho Vitti

6 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O mês de junho é famoso na Irlanda por ser o mês da diversidade sexual. As ruas das principais cidades irlandesas ficam completamente coloridas para evidenciar o apoio à comunidade LBTQI+. Bandeiras do arco-íris, símbolo da comunidade, são hasteadas nos principais pontos — inclusive governamentais.

Na capital da Irlanda, o Dublin Pride celebra a data o mês todo, com eventos diversos ao redor da cidade e do condado. A Dublin Pride Parade, no entanto, que é a principal atração do mês, vai continuar online neste ano, assim como foi no ano passado.

Algumas outras atividades já estão acontecendo de forma presencial, dentro da possibilidade do programa de reabertura do país depois do lockdown na Irlanda. São exposições de arte, palestras, bate-papos e até a parada virtual, que acontece no dia 26.

Selecionamos os principais eventos do Dublin Pride deste ano.

National Gallery of Ireland: Through a Lens Tour: LGBTQIA+

Galeria Nacional da Irlanda exibe uma exposição especial selecionada por pessoas LGBTQI+ como evento integrante do Dublin Pride 2021. Foto: Divulgação

A Galeria Nacional da Irlanda — principal local para apreciação de obras de arte na ilha — realiza um passeio por uma seleção de obras de arte da coleção por meio das lentes de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais e assexuais (LGBTQIA +). A ideia é levar à tona histórias não contadas da comunidade e criar um espaço mais acolhedor para os visitantes LGBTQIA + na Galeria.

A exposição fica aberta até o dia 30 de junho.

Leia também: Será que há diferenças entre ser gay na Irlanda e no Brasil?

Out in the World: Ireland’s LGBTQ+ Diaspora

O EPIC Museum — museu da emigração irlandesa — destaca na exposição Out in the World os principais ícones LGBTQ+ da Irlanda que emigraram mundo afora. São seis temas — exclusão, comunidade, amor, desafio, solidariedade e retorno — além de 12 personagens e suas histórias

Há ainda uma exposição com obras de arte do premiado designer irlandês e artista multidisciplinar Richard Malone.

A exposição fica aberta até 1 de dezembro de 2021.

Where Pride Starts

Uma série de exposições ficam em cartaz no Stephen’s Green Shopping Centre entre 16 de junho e 16 de julho, destacando a história do Dublin Pride Parade ao longo dos anos desde 1983.

The Diceman Cometh 2021: exposição de trajes, recordações e arte dedicada a um dos maiores ícones do Orgulho e da cidade de Dublin, Thom McGinty.

HIVIP: uma viagem na fotografia de Babs Daly e Veda Lady, destacando os momentos de lockdown até a reabertura dos espaços LGBTQI+.

Gearr: reflexão sobre colonialismo, apagamento cultural e recuperação na poesia ilustrada de Colm Molloy.

Virtual Dublin Pride Parade

A The Virtual Pride Parade vai ser transmitida novamente diretamente do Round Room, na Mansion House, no sábado, 26 de junho, durante todo o dia. Toda a programação ainda será lançada no site oficial do evento.

Tem muito mais eventos acontecendo o mês todo. Basta dar uma olhada na agenda dos site oficial da Dublin Pride e se informar.

Ah, e você quer lembrar como foi a última Dublin Pride Parade presencial em 2019? A gente mostrou aqui no edublin:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Edublin (@e_dublin)

Foto de capa: Stavrialena Gontzou on Unsplash

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar