Parada LGBTQIA+ Dublin 2022: desfile, rotas e eventos

Parada LGBTQIA+ Dublin 2022: desfile, rotas e eventos

Rubinho Vitti

2 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Um dos eventos mais esperados do ano na agenda da capital da Irlanda é o Dublin Pride Festival, que celebra a diversidade sexual na capital da Irlanda durante o mês de junho.

São várias as atividades que acontecem com foco na comunidade LGTBQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, Queer, iIntersexo, Assexuais e outros).

Neste ano, o tema do festival é Turning the Rainbow Green (transforme o arco-íris em verde), uma alusão aos cuidados com o meio-ambiente e a crise climática.

O principal evento do festival é a Dublin Pride Parade, que acontece no dia 25 de junho (veja roteiro abaixo).

Porém, outras atividades que fazem parte da agenda oficial começam no dia 22 e continuam até o dia 30. Entre eles, está o festival Mother Pride Block, que terá como atração principal a cantora brasileira Anitta, no sábado.

Dublin Pride Parade: o que você precisa saber

Mapa do trajeto da Dublin Pride Parade, que acontece no dia 25 de junho. Imagem: Divulgação

A Dublin Pride Parade 2022 acontece no sábado, entre 12h e 15h, saindo do Garden of Remembrance, na Parnell Street, seguindo até a Merrion Square, uma das principais praças do centro da cidade.

A participação da parada é gratuita e o público pode desfilar junto com os carros oficiais presentes.

No ponto final do desfile, o Merrion Square, acontece a Pride Village, evento gratuito para todas as idades. Ele terá dois palcos com shows e performances durante todo o dia, incluindo praça de alimentação.

Atenção: não é permitido portar bebidas alcoólicas durante todo o evento.

Mother terá presença de Anitta

Anitta se apresenta no festival Mother Pride Block Party, dia 25 de junho. Foto: Divulgação

Uma das festas LGBTQIA+ mais icônicas de Dublin, a Mother terá um fim de semana inteiro de celebração, começando com a abertura do Mother Pride na sexta-feira, com Years & Years: The Nightcall Tour.

No sábado e domingo, 25 e 26 de junho, a Mother Pride Block Party está de volta após três anos sem poder fazer o evento. O festival acontece no National Museum, com a presença da cantora Anitta, no sábado.

Outros eventos incluem de exposição até celebração católica

Entre os eventos do festival está exposição de arte que faz críticas à homofobia. Imagem: Divulgação

Uma grande diversidade de eventos estão inclusos na agenda oficial do Dublin Pride Festival, entre eles uma celebração católica, no dia 23 de junho, às 19h30, na St. Teresa’s Church, que reúne algumas igrejas da capital irlandesa para “para celebrar um culto de oração e liturgia da palavra para a semana do orgulho”.

“Convidamos todos os membros da comunidade LGBTQAI+ a se juntarem a nós, seus familiares, amigos e aliados. Católicos LGBTQAI+ não são apenas bem-vindos em nossas Igrejas, você pertence a elas. Você faz parte do Corpo de Cristo”, diz comunicado do evento.

Além disso, entre 17 e 22 de junho, acontece no The Complex Gallery & Studios, em Smithfield, a exposição de arte (UN)ACCEPTABLE, uma exposição de arte que conscientiza sobre a homofobia, transfobia e bifobia vividas por membros da comunidade LGBTQ+ em todo o mundo. A entrada é gratuita.

Noite de poesia, bingo e festas estão programadas. Você pode ver a agenda completa aqui!

Foto de capa: Divulgação

Veja também

Calendário de eventos e festivais na Irlanda

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar