Categories: ClimaSaúde

Em apuros com o inverno europeu? Se ligue nessas dicas

Chuva, frio e ventanias são constantes no inverno irlandês e fazem com que essa estação seja bem diferente daquele inverno que estamos habituados.

Mesmo assim, com algumas atitudes é possível passar por essa temporada sem grandes traumas. Confira algumas dicas!

Foto: Shutterstock

Aproveitar a luz do dia

Somados às baixas temperaturas, os dias curtos, cinzentos e chuvosos do inverno irlandês são os principais desafios para os brasileiros na Ilha Esmeralda, já que estamos acostumados a dias claros e ensolarados durante grande parte do ano.

Entre os meses de dezembro e fevereiro, a Irlanda tem, em média, 7 horas e meia de claridade, sendo que por volta das 16 horas já está tudo escuro. Segundo especialistas, a ausência de luz natural pode contribuir para que desenvolvamos a chamada depressão sazonal. Por isso, durante essa época é interessante organizar as suas atividades de forma a aproveitar ao máximo a luz do dia, e, com sorte, apreciar um pouquinho do sol quando ele aparecer.

Continua após a publicidade

Conta de energia

Fonte: Shuttertock

Economizar energia elétrica no inverno é um desafio daqueles, mas com algumas mudanças de hábito torna-se possível fazer com que a chegada da conta não se transforme num pesadelo para a sua vida financeira.

Usar a capacidade máxima da sua máquina de lavar e também programá-la para lavar suas roupas em água fria, por exemplo, são maneiras de economizar na conta. E se utilizar a secadora for imprescindível, seque peças pesadas separadamente das mais leves. Também desligue a secadora assim que suas roupas estiverem secas, já que ir dormir e deixá-la funcionando a noite inteira não é uma boa ideia.

Outro item doméstico que consome bastante energia é o forno, por isso as companhias de eletricidade recomendam que ele seja utilizado de forma mais eficiente. Uma das dicas é assar mais de uma coisa ao mesmo tempo.

Também evite deixar sua TV no modo standby, pois dessa maneira ela consome praticamente a mesma quantidade de energia quando ligada.

Por fim, vamos falar dos aquecedores, os grandes vilões da conta no inverno. É claro que não precisamos congelar dentro de casa, mas esteja certo de que seu bolso agradece se ele for utilizado racionalmente. Um exemplo é fazer uso da função timer, presente em alguns aparelhos, pois assim ninguém corre o risco de esquecê-lo ligado sem necessidade durante toda a noite ou quando a casa estiver vazia.

Sapatos

Chuva é algo bem constante na Irlanda. No inverno, então, ela não dá trégua e aparece por aqui praticamente todos os dias. Portanto, guarde aquele seu tênis ou aquelas sapatilhas favoritas para a chegada da primavera e adquira um par de sapatos que seja impermeável e com solado antiderrapante, pois eles manterão seus pés aquecidos e secos, além de serem mais seguros, caso a neve apareça algum dia por aqui.

Roupas

Foto: Shutterstock

Como na Irlanda o vento é um grande inimigo nessa estação, reforçamos aqui que, além do casaco, você não deve se esquecer de vestir sua touca antes de sair de casa para proteger os ouvidos, além, é claro, de usar um cachecol a fim de evitar uma desagradável dor de garganta.

Pele e saúde

Com o frio, acabamos bebendo menos água durante o inverno, mas é importante rever esse hábito, já que ela é essencial para nos mantermos hidratados – e isso inclui a nossa pele, que pode sofrer danos.

Também manere nos banhos ultra quentes, pois eles tiram a hidratação natural da pele. Outra consequência da água escaldante é o aparecimento das indesejáveis caspas. Lembre-se de ter um hidratante sempre em mãos e de aplicá-lo, principalmente, logo após sair do chuveiro.

Mesmo com níveis muito baixos, praticamente nulos, os raios ultravioletas podem ser nocivos, portanto, jamais abra mão do seu protetor solar!

Lábios rachados estragam a aparência de qualquer um, além de serem mega doloridos na hora de se alimentar. Para evitar esse transtorno, carregue sempre um protetor labial, como manteiga de cacau, por exemplo, e reaplique várias vezes durante o dia.

Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024