Entenda por que voo da Ryanair foi forçado a pousar na Bielorrússia

Entenda por que voo da Ryanair foi forçado a pousar na Bielorrússia

Rubinho Vitti

6 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Um avião comercial da companhia aérea irlandesa Ryanair foi obrigado a pousar em Minsk, capital da Bielorrússia, após ameaça do governo local. O voo 4978 saiu de Atenas (Grécia) em direção a Vilnius, capital da Lituânia.

As autoridades alegaram que havia uma ameaça de bomba no avião. O motivo real, no entanto, foi a captura do jornalista Roman Protasevich, opositor do governo bielorrusso, e sua namorada, que estavam entre os passageiros. Ambos foram detidos após a aterrissagem em Minsk.

O jornalista é ferrenho crítico do governo Alexander Grigoryevich Lukashenko, que preside a Bielorrússia desde 1994.

A União Europeia concordou em impor novas sanções a Minsk e fechar seu espaço aéreo às companhias aéreas bielorrussas depois da atitude do país com o voo da Ryanair.

Segundo informa a rede RTÉ, o primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, aprovou as sanções e disse que a atitude dos governantes do país foi um ataque à UE e aos cidadãos europeus.

A presidente da Comissão da União Europeia, Ursula Von Der Leyen, afirmou que o caso foi ultrajante e disse que a UE tem um pacote de investimentos para a Bielorrússia de três bilhões de euros para “quando ela se tornar democrática”.

 

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar