Esporte com falcões na Irlanda ganha selo de patrimônio da Unesco

Esporte com falcões na Irlanda ganha selo de patrimônio da Unesco

Rubinho Vitti

6 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você já ouviu falar de falcoaria? Em inglês, “falconry”, é um tipo de esporte que consiste em treinar um falcão para caça em um habitat natural. A ação é tradição na Irlanda desde a era medieval. Agora, a Unesco incluiu a falcoaria na Irlanda na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A Irlanda não é o único país em que a prática entrou recentemente na lista da Unesco. A República se une a outros cinco novos países, Croácia, Quirguistão, Holanda, Polônia e Eslováquia, em um total de 18 países na lista representativa da Unesco.

Falcoaria é uma prática utilizada desde a idade média na Irlanda. Foto: Andre Klimke on Unsplash

A entrada da Irlanda foi aprovada no dia 14 de dezembro, na reunião em Paris do Comitê Intergovernamental para a Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

De acordo com o governo irlandês, o reconhecimento internacional da falcoaria na Irlanda ajudará a apoiar a conscientização sobre este elemento da herança cultural da Irlanda, que remonta aos tempos medievais.

Falcoaria existe há mil anos na Irlanda

Movimento da falcoaria na Irlanda não é o único na lista da Unesco. Foto: David White on Unsplash

A falcoaria é praticada na Irlanda há mil anos. O envolvimento dos praticantes do esporte tem uma conexão única com a natureza e um cuidado extremo com os falcões.

A comunidade de praticantes Irish Hawking Club foram responsáveis junto ao governo para que a prática fosse reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural imaterial.

Além da falcoaria, o Uilleann Piping, o Hurling e o Irish Harping estão na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar