Categories: Destinos pela Europa

Como visitar a cidade de Fátima em Portugal

Você não precisa necessariamente ser um religioso para visitar Fátima, em Portugal. Conhecida pelos católicos por ser ponto de peregrinação, a cidade faz parte da história do país.

Os acontecimentos fantásticos de Fátima ficaram conhecidos pelo mundo todo e, crendo ou não, vale a pena conhecer os lugares onde os três pastorinhos afirmaram terem visto Nossa Senhora.

O santuário é gigantesco, e é emocionante ver a fé das pessoas. Muitas delas atravessam ajoelhadas todo o trajeto entre a entrada e o local onde está localizada a imagem de Nossa Senhora de Fátima, espaço para orações e pagamento de promessas.

A visita pelo santuário não demora mais de uma hora, dependendo do quão intenso for seu momento de espiritualidade e oração.

Continua após a publicidade

Pastorinhos avistaram Nossa Senhora em 1917

Para visitar a cidade de Fátima, em Portugal, você não precisa necessariamente ser católico ou acreditar na aparição de Nossa Senhora. Foto: Rubinho Vitti

Era 1917, a primavera espantava os dias gelados, trazendo uma sensação mais amena do clima em Portugal. No dia 13 de maio, três pastorinhos — Lúcia e seus primos, os irmãos Francisco e Jacinta — estavam rezando o terço do meio-dia na Cova da Iria, localizada na cidade de Fátima, distrito de Ourém, na região central do país.

De repente, o trio viu um raio que iluminou todo o céu. Assustados, os pastorinhos correram para voltar para casa, acreditando que uma tempestade estava por vir. Foi então que a luz ficou mais intensa e as crianças, que na época tinham por volta dos sete anos, avistaram a imagem de uma “senhora mais brilhante que o sol”.

Aquela divindade pedia orações para a salvação do mundo aos três pequenos cristãos e prometera voltar nos meses seguintes.

Aparições continuaram durante cinco meses

Fátima é destino de viagem para peregrinos em Portugal. Foto: Rubinho Vitti

De início, as crianças prometeram umas às outras não contar sobre aquilo para ninguém, mas logo os pais ficaram sabendo. Na sequência, as autoridades católicas e a imprensa.

No dia 13 de julho daquele ano, a então nomeada Nossa Senhora de Fátima teria revelado três segredos às crianças. Como prometido, ela fez diversas aparições até outubro de 1917, levando milhares de pessoas ao local e iniciando, assim, a sacralização da cidade.

Santuário reúne dezenas de milhares de pessoas

Fátima, em Portugal, é um dos principais destinos religiosos do mundo. Foto: Rubinho Vitti

Fátima hoje é um imenso santuário onde é possível reunir dezenas de milhares de pessoas. Chegar até o local já impressiona pela grandeza.

São duas imensas basílicas — da Santíssima Trindade e a de Nossa Senhora do Rosário de Fátima — construídas uma em frente à outra, em uma distância de 300 metros, aproximadamente. O espaço é suficiente para reunir milhares e milhares de católicos todos os anos, em especial, no dia 13 de maio, data da aparição.

Entre os templos, existe uma capela pequena, onde se situa a imagem de Nossa Senhora de Fátima, local exato onde acredita-se que ela aparecera há mais de 100 anos. Muitos peregrinos fazem longas viagens a pé até lá e atravessam o espaço de joelhos.

Visita à vila dos pastorinhos é forma de conhecer a história mais de perto

Casa dos pastorinhos é um dos pontos turísticos de Fátima, em Portugal. Foto: Rubinho Vitti

Da área da basílica, é possível percorrer dois quilômetros para conhecer a vila dos pastorinhos. O local contém as casas originais das crianças e é possível visitá-las. Como pequenos museus, elas contam as histórias dos irmãos Francisco e Jacinta, que morreram com nove e dez anos de idade, respectivamente.

Outra casinha humilde aberta à visitação é de Lucia, que viveu até os 97 anos, morrendo em 2005. São casinhas simples com objetos e móveis da época.

Os corpos dos três estão sepultados no Santuário de Fátima.

Leia também: 10 lugares para conhecer em Coimbra, Portugal

Museu de cera e feira de artigos religiosos

Centrinho de Fátima reúne principais lojinhas de objetos como velas e santos, além de um museu de cera. Foto: Rubinho Vitti

No centrinho de Fátima existe um museu de cera que narra, passo a passo, a história de Fátima. São dezenas de cenas feitas em tamanho real.

Até mesmo imagens dos papas que visitaram Fátima foram feitas de forma extremamente semelhante, com a fisionomia real de nomes como João Paulo II e papa Francisco.

No centro também existem centenas de lojas com artigos religiosos, com imagens das três crianças em esculturas, pinturas em azulejo, etc.

Como chegar a Fátima a partir da Irlanda?

Visitar a cidade de Fátima não é difícil a partir das duas principais cidades de Portugal, Porto e a capital Lisboa. Porém, não vale a pena viajar para Portugal apenas para visitar a cidade, já que é possível fazê-lo em apenas um dia. Então, a melhor forma é planejar um tour por Portugal e inserir Fátima no roteiro.

Existem voos diários saindo de Dublin para Lisboa e vários voos semanais para Porto. O mais recomendado é viajar de ônibus, já que fica mais barato, e da estação rodoviária é possível fazer tudo a pé em Fátima.

O valor do ônibus da Rede Expressos de Lisboa a Fátima é de 12 euros (apenas ida). Já de Porto a Fátima sai por 17 euros.

Leia também: 7 motivos para incluir a Universidade de Coimbra no seu intercâmbio

Como está o santuário de Fátima durante a pandemia da Covid-19?

Assim como todos os pontos turísticos do mundo, o Santuário de Fátima vem sofrendo com a falta de peregrinos durante a pandemia do novo coronavírus. Neste dia 13 de maio, data em que o local recebe centenas de milhares de pessoas, o Santuário precisou restringir o número de peregrinos para que houvesse distanciamento social.

Os portões do Santuário fecham assim que a lotação máxima de 7.500 pessoas é atingida.

Desde março de 2020, o número de peregrinos e turistas caiu muito em Fátima, fazendo com que o Santuário entrasse em uma crise, havendo demissões e fechamento de estabelecimentos na cidade.

Foto de capa: Rubinho Vitti

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024