Categories: Dicas Profissionais

Golpe contra babás preocupa brasileiras na Irlanda

Um tipo de golpe está circulando pela internet e feito vítimas na Irlanda, principalmente entre os brasileiros. Pessoas que quase caíram na mentira relataram como isso acontece.

Trata-se de uma vaga de trabalho falsa divulgada em sites de emprego irlandeses em que um pai de família tenta convencer as pessoas a trabalhar como babás/aupair, cuidando dos filhos dele. A família estaria morando nos Estados Unidos e voltaria para a Irlanda em pouco tempo. Por isso, ele faz uma série de pedidos para o candidato. O intuito, porém, é roubar o dinheiro de quem ingenuamente quer ajudar. O mesmo golpe é aplicado de outras formas como aluguel de quartos. Entenda como funciona.

O contato

Busca por trabalho como babá fez com que vítimas fossem atrás de vaga falsa. Foto: Pixattitude/Dreamstime

Geralmente o golpista utiliza de diversas ferramentas na internet para conseguir se aproximar de pessoas que estão em busca de emprego como babás. A estudante Dayane Mendes relatou que se cadastrou em um site irlandês e recebeu uma mensagem de uma suposta oferta de trabalho com o e-mail da pessoa. “Enviei e-mail dizendo que estava interessada, ele me fez algumas perguntas normais de entrevista”, disse. Segundo ela, até então nada estava de errado e estava torcendo pela vaga.

Pedido estranho

Cópia do e-mail enviado à vítima com nome (supostamente falso) do golpista. Foto: Acervo pessoal

Ao aceitar o trabalho, o novo “patrão” diz que gostaria de fazer uma surpresa aos filhos e pede à candidata ao cargo que se encarregue de comprar novos brinquedos para as crianças. “Ele disse que estava na Califórnia, que chegaria em 20 maio, pediu para eu pesquisar brinquedos para o filho. Após eu enviar links com os preços, ele disse que mandaria um cheque de 350 euros para eu comprar”, relatou Dayane, que ficou desconfiada.

Cheque não tem fundo

Cheque enviado à vítima não tem fundo. Foto: Acervo pessoal

Um cheque demora cinco dias para que o valor caia de fato na conta da pessoa, mas o crédito já aparece para o usuário logo que depositado. O golpista utiliza esse tempo para aplicar o golpe. Ele afirma para a vítima que desistiu de fazer a compra e pede que ela deposite o dinheiro de volta. Quando isso acontece, o dinheiro sai da conta da vítima. No quinto dia, porém, o banco informa que o cheque era inválido e não será depositado.

Continua após a publicidade

Experiência deixou vítimas mais atentas

Dayane disse que a inexperiência a deixou mais vulnerável para não identificar de início que se tratava de um golpe. “Após essa experiência, estou analisando melhor as vagas que vejo. Tudo que for relacionado a dinheiro, pesquise, desconfie e não faça nada sem entender antes os procedimentos”, afirmou.

Golpes devem ser denunciados à Garda

Vítimas do falso pai de família foram à Garda para denunciado caso. Foto: Le Cong Duc Dao/Dreamstime

O E-Dublin entrou em contato com pelo menos mais cinco meninas que quase caíram no golpe, mas não quiseram se identificar. Porém, todas disseram que vão levar os casos para a Garda para que se tome alguma providência.

Existem, ainda, diversos órgãos que apoiam os trabalhadores imigrantes. Outras instituições são especificamente para auxiliar pessoas que trabalham como babás. Entre elas, está a Au Pair World Safety e a Au Pair Rights Ireland.

Golpe é antigo e feito de diversas formas

Para evitar cair em golpes, não aceite cheques de estranhos. Prefira dinheiro em papel ou depósito. Foto: Razihusin/Dreamstime

Pesquisas feitas pela internet para esta reportagem mostraram que o golpe não é novo. Existem muitos casos, mas com histórias diferentes. Por exemplo, casos em que alguém aluga um quarto e envia o cheque antes de se hospedar para pagar antecipado, ou então o pagamento de depósito de uma casa.

Entre as dicas para não cair em golpes, está não aceitar cheques como pagamento de forma alguma. Prefira receber o dinheiro em mãos ou pedir para que alguém faça um depósito bancário em dinheiro ou transferência. É mais seguro e eficiente.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Share
Published by
Rubinho Vitti

Recent Posts

Plano de ‘modernizar’ St Stephen’s Green Shopping é rejeitado em Dublin

O ambicioso plano de €100 milhões para transformar o tradicional St Stephen’s Green Shopping Centre,…

31 de julho de 2025

Agenda de shows brasileiros na Irlanda 2025: artistas já está confirmados no país

Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…

31 de julho de 2025

Refúgio de contemplação na Irlanda mistura natureza e arte em Wicklow

Você sabia que existe um jardim dedicado à apreciação de esculturas indianas no coração do…

30 de julho de 2025

Parque em Wicklow tem torre de madeira e caminhada sobre o topo das árvores

A prática do arvorismo é bastante popular nos parques da Irlanda, mas o Avondale Forest…

30 de julho de 2025

Bairros de Dublin terão cortes no abastecimento de água durante feriado prolongado para reparos

A empresa Uisce Éireann, responsável pelo abastecimento de água na Irlanda, anunciou que partes de…

30 de julho de 2025

UE inicia fim da regra dos 100ml para líquidos em bagagem de mão em aeroportos

Uma das restrições mais incômodas para passageiros de avião na Europa está chegando ao fim.…

30 de julho de 2025