Golpistas do Tinder: casos extorsão online crescem 86% na Irlanda

Golpistas do Tinder: casos extorsão online crescem 86% na Irlanda

Rubinho Vitti

5 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O Golpista do Tinder é um dos documentários que mais chamou a atenção dos usuários da Netflix nos últimos tempos. Ele tem feito as pessoas abrirem mais os olhos para golpes que ocorrem em redes sociais e aplicativos de paquera.

No longa, três mulheres narram como foram enganadas por um homem que se dizia milionário, mas que extorquiu milhares de dólares de suas vítimas.

Na Irlanda, um levantamento mostrou que os golpes não são tão incomuns assim e têm aumentado. Segundo a Gardaí, polícia irlandesa, houve um aumento de 86% no número de vítimas deste tipo de ação criminosa online em 2021, os chamados “romance scams”.

Além disso, mais de 70% das vítimas são mulheres, que acabam sendo seduzidas e acreditam em desculpas que o criminoso sugere como emergências médicas, problemas familiares ou a compra de passagens aéreas para que os dois possam se ver — o que nunca acontece.

Para ajudar a evitar cair em golpes, a Gardaí lançou uma lista de atitudes que as pessoas podem tomar (leia mais abaixo).

Irlandesa perdeu 35 mil euros em golpe

Mais de 70% das vítimas de golpes de namoro online são mulheres. Foto: Yogas Design /Unsplash

Uma irlandesa de 65 anos se envolveu em um relacionamento online e perdeu € 35.000. Ela entrou em contato com a polícia irlandesa para relatar o golpe.

Durante o “namoro”, a irlandesa disse que foi convencida a comprar cartões-presente (stream cards), além de transferir dinheiro para várias contas na Malásia.

De acordo com a Garda, outro caso envolve um golpista que foi considerado culpado no Oeste da Irlanda por extorquir € 19.000 de outra vítima durante um período de cinco meses após conhecê-la por meio de um site de namoro.

“A Garda Síochána trabalha em estreita colaboração com a Europol para interromper as atividades de golpistas românticos, particularmente gangues de crime organizado que se envolvem nesse tipo de criminalidade. Os sites de namoro são frequentemente monitorados quanto à criminalidade”, diz o site da organização.

Garda dá dicas para não cair em golpes de namoro online

Golpistas geralmente tentam forçar intimidade e se dizem com problemas financeiros. Foto: Alexander Sinn on Unsplash

A Gardaí está aconselhando as pessoas a tomarem cuidado com os golpes em aplicativos como o Tinder ou nas redes sociais. Muitas pessoas usam essas plataformas para extorquir dinheiro das vítimas de várias formas, se passando por outra pessoa.

A ideia é que a vítima seja convencida de que o criminoso é um “par perfeito” para ela. O perfil falso é construído justamente para isso. Durante a conversa, o objetivo do criminoso é ganhar a confiança da vítima até que ela acredite em vários tipos de desculpas para enviar dinheiro ao golpista.

Entre as principais desculpas estão:

  • para cobrir o custo da viagem para ver a vítima
  • para despesas médicas de emergência para o golpista ou um membro da família — normalmente uma criança
  • uma oportunidade de negócio que lhes permita viver confortavelmente junto

A Gardaí explica que a quantidade de dinheiro solicitada no começo é, geralmente, pequena, mas aumenta à medida que o golpista se torna mais bem-sucedido em construir o ‘relacionamento’ e enganar a vítima.

Sinais de que você está caindo em um golpe:

  • o golpista vai tentar afastar as comunicações de dentro dos sites de namoro. Eles sugerem que você mude para
  • mensagens instantâneas, mensagens de texto ou chamadas telefônicas
    as perguntas são muito pessoais
  • os detalhes que eles contam parecem inventados ou não refletem a realidade. Por exemplo, eles podem dizer que são formados na universidade, mas sua ortografia e gramática são ruins
  • tentam estabelecer um vínculo rapidamente. Por exemplo, eles podem lhe dar um nome de animal de estimação cativante
  • falam sobre problemas financeiros na esperança de que você se ofereça para ajudar
  • apresentam muitos obstáculos para conhecer pessoalmente e podem chegar a fazer arranjos e cancelá-los no último minuto. Eles podem prometer encontros, mas oferecem desculpas que atrasam isso, como problemas financeiros

O que fazer para não cair em golpes:

  • use sites de namoro confiáveis
  • não compartilhe dados pessoais
  • não envie ou receba dinheiro
  • pense duas vezes antes de usar sua webcam
  • confie em seus instintos

Se você acredita que foi vítima de um golpe de romance, ou acha que sua identidade ou informações pessoais foram comprometidas, entre em contato com a polícia. No caso da Irlanda, é possível fazer boletim de ocorrência em qualquer Estação Garda.

Detetive fala sobre o assunto em vídeo

Veja vídeo da detetive Catharina Gunne sobre golpes online:

 

Foto de capa: Alexander Sinn on Unsplash

 

Veja também

Irlanda: mapa das cidades, condados e regiões

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar