Gosta de cozinhar? Confira cursos de gastronomia na Irlanda

Nós já contamos em outros posts aqui no E-Dublin a experiência de dois brasileiros que se tornaram chefs de cozinha sem que tivessem experiência ou formação na área.

Sim! Isso pode acontecer por aqui. Mas hoje vamos abordar o outro lado, ou seja, como investir em uma formação na área de gastronomia na Irlanda.

Ainda mais neste momento em que o governo irlandês está a procura de mais de 7 mil profissionais para cobrir a carência no mercado.

Uma chance para os cozinheiros brasileiros que já estão ou pensando em vir para a Irlanda.

Continua após a publicidade

As habilidades de cozinhar, que pode ser adquirida com a prática, uma carreira sólida como chef de cozinha exige conhecimentos de nutrição e até empreendedorismo.

Progredir na carreira

Na maioria dos grandes restaurantes irlandeses há uma hierarquia na cozinha,  que conta com o chef commis (assistente), o chef de partie (líder da seção), o sous chef (vice-chef) e no topo o chef responsável por toda a equipe.

Desta forma, investir em uma qualificação na área,  associada à dedicação ao trabalho,  pode significar aos chefs um progresso rápido na carreira.

Cursos de formação profissional

Os cursos de formação profissional em artes culinárias possuem duração média de um ano e consistem em um mix de disciplinas práticas e teóricas.

Além de abrir as portas para o mercado profissional, esses cursos servem como preparo para quem quer levar a formação adiante e futuramente se candidatar a uma vaga em uma universidade no país.

Cursos universitários

Os Institutos de Tecnologia irlandeses, chamados de ITs, oferecem cursos com dois a quatro anos de duração em Artes Culinárias.

Na capital do país, o DIT (Dublin Institute of Technology) tem uma das mais renomadas escolas de gastronomia da Irlanda, sendo reconhecida pela Associação Mundial de Chefs (World Association of Chefs Society – WACS).

Entre os cursos oferecidos está o certificado em arte culinária, com duração de dois anos, além da graduação em arte culinária e também em gerenciamento de bares e empreendedorismo, ambos com duração de quatro anos.

Para profissionais já graduados, a opção é o mestrado em inovação culinária e desenvolvimento de produto alimentício, cuja duração média é de um ano.

Infelizmente, as tarifas para estudantes não europeus na Irlanda são extremamente altas e nem sempre condizem com a realidade da maioria dos intercambistas. Para se ter uma ideia, a média de preços dos cursos descritos acima varia entre 11 mil e 12.500 euros por ano.

Consulte todas as informações sobre os cursos aqui.

Cursos de curta duração

Voltados para a prática, esses cursos podem ser encontrados em diversas escolas por todo o país.

A duração pode variar bastante. Há desde workshops que podem ser realizados em um dia, como cursos de uma a doze semanas.

A Dublin Cookery School e a Cooks Academy, ambas localizadas na capital irlandesa oferecem diversas opções de cursos com preços a partir de 70 euros, como sobre culinária italiana, saladas, pães, massas, churrasco, entre outros.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024