Notícias

Governo irlandês anuncia extensão final das permissões de imigração

A Ministra da Justiça, Heather Humphreys, e o Ministro de Estado para a Reforma Legislativa, Justiça Juvenil e Imigração, James Browne, anunciaram nesta terça-feira, 14 de setembro, a última extensão automática das permissões a imigrantes que estão na Irlanda. A nova prorrogação temporária agora segue até 15 de janeiro de 2022.

Isso se aplica às pessoas que já têm vistos que expiram entre 21 de setembro de 2021 e 15 de janeiro de 2022 e inclui aqueles que já foram beneficiados com as sete prorrogações temporárias anteriores, em vigor desde março de 2020.

A Ministra Heather Humphreys afirma que “esta extensão irá beneficiar aqueles que até agora não conseguiram obter uma entrevista para registrar um visto pela primeira vez ou ainda não renovaram um visto existente”. Ela ainda reforça que esta será a extensão temporária final e encoraja fortemente a todos que usem o tempo entre agora e 15 de janeiro para fazer todos os esforços para se regularizar e não esperar até o último minuto, quando a demanda pode ser muito alta.

O Ministro James Browne espera que “essa extensão dê às pessoas o tempo necessário para fazer os acordos com o Serviço de Imigração em Dublin (ou com a An Garda Síochána, fora de Dublin), para garantir que sua permissão de imigração seja registrada ou renovada de maneira normal antes de 15 de janeiro de 2022”, afirma.

Continua após a publicidade

Esta extensão temporária final das permissões de imigração significa que as pessoas que possuíam uma permissão válida para estar no país desde março de 2020 estão legalmente autorizadas a permanecer até 15 de janeiro de 2022, mesmo que seu cartão de Autorização de Residência na Irlanda (IRP) tenha vencido e estejam aguardando um novo.

A renovação é feita com base na permissão existente e as mesmas condições continuarão a ser aplicadas. No entanto, acordos especiais serão aplicados para estudantes internacionais, incluindo estudantes de inglês, conforme informações mais abaixo.

O escritório de imigração no Burgh Quay está aberto para agendamentos e os residentes em Dublin podem renovar uma permissão online no site https://inisonline.jahs.ie

As renovações fora da área de Dublin são processadas pelo Garda National Immigration Bureau por meio da rede da unidades da Garda. As informações sobre os detalhes de contato de todos os escritórios de registro fora de Dublin estão disponíveis em: www.garda.ie/en/contact-us/station-directory.

Renovação para estudantes internacionais

No caso dos estudantes internacionais de inglês, o Department of Further and Higher Education, Research, Innovation and Science (DFHERIS) indicou em julho que as escolas de inglês poderiam retomar as aulas presenciais.

Essa extensão de permissões permitirá que os alunos com um Stamp 2 que não tenham conseguido assistir às aulas presenciais durante a pandemia, participem presencialmente das aulas nas próximas semanas.

Os alunos que já concluíram o número máximo de três cursos de idioma podem permanecer legalmente e continuar a trabalhar de acordo com as regras do visto Stamp 2 até 15 de janeiro de 2022 sem a necessidade de se inscrever em outro curso de idiomas. No entanto, eles devem se registrar para uma nova permissão de imigração até 15 de janeiro de 2022 caso desejem permanecer no país após essa data.

O Departamento de Justiça está atualmente considerando se adaptações aos critérios atuais da ILEP podem ser alteradas para proteger a saúde de funcionários e alunos, como a exigência de frequência de 85%, caso um aluno teste positivo para COVID-19 ou precise se isolar. Mais informações serão fornecidas em breve pelo departamento.

Graduados de nível superior que possuam um visto Stamp 1G, mas não puderam garantir trabalho durante a pandemia, podem solicitar ao Departamento de Justiça uma prorrogação de 12 meses dessa permissão.

Mais informações estão disponíveis em: https://www.irishimmigration.ie/wp-content/uploads/2021/05/Third-level-graduate-programme.pdf.

Nova extensão do visto será a última

Esta extensão final se aplicará às mesmas três categorias principais cujas permissões expiram entre 21 de setembro de 2021 e 15 de janeiro de 2022:

Pessoas com renovação pendente / vistos existentes

Pessoas que possuem uma permissão válida atual ou uma permissão que já foi prorrogada de acordo com os avisos anteriores.

Pessoas aguardando o primeiro visto

As pessoas receberam permissão para entrada com a condição de se registrar no Burgh Quay ou em seu escritório de registro local da Garda dentro de três meses, mas que não conseguiram fazê-lo por conta do início da pandemia.

Vistos de curta duração

Pessoas no país com visto de curta duração e que tenham permissão para permanecer por menos de três meses e que não puderam deixar o país e voltar para casa devido às incertezas causadas pela pandemia de COVID-19.

 

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Brasileiros na Irlanda: saiba seu direito de votar nas eleições locais

No próximo dia 7 de junho, os brasileiros que residem na Irlanda têm a oportunidade…

2 de maio de 2024

Irlanda é o melhor destino para hiking: conheça alguns pontos

Quem gosta de caminhadas longas com paisagens incríveis e lugares altos como montanhas, serras e…

1 de maio de 2024

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

30 de abril de 2024

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

30 de abril de 2024

Quais são as melhores agências de intercâmbio do Brasil

Eu tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, você cogitou fazer um…

30 de abril de 2024

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024