Inflação na Irlanda: maio registra maior taxa em 38 anos

Inflação na Irlanda: maio registra maior taxa em 38 anos

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Pelo quinto mês consecutivo, a Irlanda registrou um aumento histório no preço médio de produtos e serviços no país. A inflação na Irlanda chegou ao maior patamar desde 1984. Segundo o CSO (Central Statistics Office), escritório central de estatísticas, a taxa inflacionária atingiu 7,8% em maio, a maior em 38 anos.

O aumento tem sido impulsionado, em boa parte, por picos nos preços dos combustíveis.

De acordo com dados do CSO, as variações mais notáveis foram os aumentos em habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (+20,9%), transportes (+16,5%), bebidas alcoólicas e tabaco (+7,5%) e restaurantes e hotéis (+5,9% ).

Inflação na Irlanda vem subindo mês a mês

Entre os anos 70 e 80, Irlanda atingiu um alto nível de inflação. Fonte: Ireland Inflation Rate 1960-2022. www.macrotrends.net. Retrieved 2022-06-08.

Depois de registrar 5,6%, em fevereiro, colocando o país no maior índice em 21 anos, agora o registro subiu dez pontos percentuais, chegando a 6,7% em março, o maior índice inflacionário em 22 anos. Em outubro de 2021, o país já havia registrado um maior aumento da inflação em 14 anos, o que já preocupava o que já preocupava o governo, puxados pelo aumento nos combustíveis e da energia elétrica.

Na época, o governo ofereceu uma compensação de 100 euros por casa na Irlanda para cobrir os custos de energia. O valor subiu para 200 euros, que serão descontados automaticamente na conta dos usuários em abril e junho.

Agora, a inflação também tem influência do aumento dos combustíveis que disparou depois do início da guerra na Ucrânia, refletindo no custo de alimentos e outros produtos.

Foto de capa: Sara Kurfeß on Unsplash

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar