O governo irlandês realizou mais uma operação de deportação em larga escala na quinta-feira, 5 de junho, com o envio de mais 35 cidadãos nigerianos — entre eles 30 adultos e 5 crianças — em um voo fretado de Dublin para Lagos, na Nigéria.
Esta é a terceira operação do tipo realizada em 2025, totalizando agora 106 pessoas removidas por meio de voos especiais desde fevereiro deste ano.
A iniciativa, coordenada pelo Departamento de Justiça da Irlanda e executada com o apoio da An Garda Síochána (a polícia nacional), faz parte de uma política de imigração mais rígida, que busca reforçar o sistema migratório do país.
O ministro da Justiça, Jim O’Callaghan, afirmou que “a Irlanda tem um sistema de imigração baseado em regras, e é essencial que essas regras sejam aplicadas de forma eficaz”.
Voos estão sendo fretados pelo governo da Irlanda pra deportações em massa. Foto: Envato
Segundo o governo, antes da emissão de uma ordem de deportação, é oferecida às pessoas a opção de retorno voluntário, considerada a alternativa preferencial.
Caso a pessoa não aceite a proposta ou permaneça no país ilegalmente, medidas de remoção forçada são adotadas como último recurso.
O voo desta semana enfrentou um contratempo durante a viagem, sendo obrigado a fazer uma parada médica não programada. No entanto, todos os passageiros chegaram em segurança à Nigéria na manhã de quinta-feira.
O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, confirmou nesta segunda-feira, 21 de julho, que os funcionários…
Duende, trevo, harpa... só por aí já dá para começar a elencar os símbolos da…
A comprovação financeira para estrangeiros intercambistas na Irlanda é um requisito importante para obter um…
A comunidade brasileira na Irlanda recebeu neste fim de semana uma triste notícia. Após quase…
O serviço nacional de meteorologia da Irlanda, Met Éireann, emitiu um alerta de nível amarelo…
Os materiais de alta visibilidade (high visibility goods), utilizados para segurança em atividades como ciclismo,…