Irlanda no Oscar 2022: quem vai representar a ilha no prêmio?

Irlanda no Oscar 2022: quem vai representar a ilha no prêmio?

Rubinho Vitti

5 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A corrida por uma estatueta do Oscar já começou. Os indicados ao prêmio em 2022 foram divulgados na terça-feira, 8 de fevereiro, e o burburinho sobre quem vai ganhar nas principais categorias já está rolando nas mais diferentes esferas da internet.

Já sabemos que nenhum dos indicados tem relação com o Brasil, infelizmente, mas será que a ilha da Irlanda terá representantes nesta edição?

Simmm!!! Ator, atriz, diretor e músico estão entre os irlandeses e norte-irlandeses indicados neste ano, além da principal categoria melhor filme ter um exemplar bem irlandês entre eles, Belfast, com sete indicações.

Vamos a elas.

Belfast: sete indicações

Belfast recebeu sete indicações ao Oscar 2022. Foto: Divulgação

O longa Belfast está entre os filmes com mais indicações ao Oscar 2022. Foram sete: melhor filme, melhor diretor, melhor atriz coadjuvante, melhor ator coadjuvante, melhor som, melhor roteiro e melhor canção.

Kenneth Branagh, diretor do filme, é norte-irlandês e também é conhecido pelos seus papéis como ator.

Ciarán Hinds, que concorre ao prêmio de melhor ator coadjuvante, também é norte-irlandês. Judith Dench, que concorre como atriz coadjuvante, é britânica, mas vive uma irlandesa no filme e já atuou em outras produções como tal.

A música Down to Joy, escrita pelo norte-irlandês Van Morrison, concorre como melhor canção.

Onde assistir Belfast

Você pode assistir o longa Belfast na Amazon Prime.

Leia também: Curta produzido por brasileiros é selecionado para Dublin Film Festival

Atriz de Killarney concorre como melhor atriz coadjuvante

De Killarney, Jessie Buckley concorre ao primeiro Oscar na categoria melhor atriz coadjuvante. Foto: Divulgação

Quem se encantou com o longa A Filha Perdida, da Netflix, pode nem ter reparado, mas a personagem de Leda, quando jovem, é interpretada por uma atriz irlandesa de Killarney, cidade localizada no condado de Kerry, no sul da Irlanda.

Jessie Buckley concorre ao Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel, fazendo dobradinha com Olivia Colman, a inglesa que interpreta a mesma personagem mais velha e que foi indicada ao prêmio de melhor atriz.

Jessie é cantora, além de atriz, e iniciou sua carreira em 2016, na BBC, seguido por diversos filmes como Judy: Muito Além do Arco-Íris e séries como Chernobyl e Fargo.

O Oscar 2022 vai ao ar em 27 de março.

Veja também

Calendário de eventos e festivais na Irlanda

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar