Categories: NotíciasPolítica

Irlanda poderá ter fronteira física com Irlanda do Norte

A Europa tem vivido um clima de suspense com a indefinição sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, que teoricamente está prevista para acontecer no dia 29 de março. Diante desse cenário a Irlanda tem começado a se preparar para um Brexit sem acordo, além da possibilidade de ser estabelecida uma fronteira física entre o país e a Irlanda do Norte.

Saída do Reino Unido da UE pode acontecer em 29 de março. Foto: Charlieaja | Dreamstime

A partir dessa semana, motoristas irlandeses que pretendem viajar de carro para a Irlanda do Norte devem começar a aplicar para o Green Card. Impressos em papel verde, os Green Cards são documentos de seguro reconhecidos internacionalmente.

Caso o Brexit aconteça sem acordo no final de março, qualquer motorista que planeje dirigir seu veículo com placa irlandesa na Irlanda do Norte ou Reino Unido é aconselhado a adquirir um Green Card. A ausência desse documento pode render multa, já que com o Brexit a documentação de seguro da Irlanda pode deixar de ser reconhecida pelas autoridades britânicas.

Segundo o governo irlandês, os Green Cards não serão necessários caso seja firmado um acordo entre a União Europeia e o Reino Unido sobre o Brexit. Caso o Reino Unido adie seus planos de saída do bloco econômico, a necessidade dos cartões verdes também será adiada.

Continua após a publicidade

Porto de Dublin

Enquanto o governo britânico e a União Europeia não chegam a um consenso sobre o Brexit a Irlanda vem preparando o principal porto do país para a possibilidade de o Reino Unido deixar o bloco sem um acordo.

Nos últimos meses o porto de Dublin tem investido cerca de 30 milhões no aprimoramento da sua infraestrutura. Além disso, estão sendo construídos novos postos de controle alfandegário.

Atualmente, cerca de 200 mil caminhões e containers provenientes de fora da UE chegam ao porto de Dublin todos os anos. Se o Brexit realmente ocorrer em março, esse número pode subir para um milhão.

Porto de Dublin se reestrutura caso Brexit aconteça sem acordo com UE. Foto: Eag1e | Dreamstime

Adiamento

Em meio a tanta especulação sobre o Brexit, o jornal Britânico The Guardian mencionou recentemente que a saída do Reino Unido da UE pode ser adiada para 2021.

De acordo com o jornal, a ideia é substituir o período de transição de 21 meses, que tecnicamente começaria em abril de 2019, por tempo extra do Reino Unido como membro do bloco.

Novo referendo

Outra possibilidade é a realização de um novo referendo sobre o tema, transferindo a decisão para o povo britânico. A iniciativa é apoiada pelo Partido Trabalhista britânico, que faz oposição à primeira ministra, Theresa May.

A realização da nova consulta popular sobre o Brexit também tem o apoio da população. Uma pesquisa realizada para o jornal The Times no último ano mostra que o povo britânico está insatisfeito com o tratamento dado por Theresa May às negociações com a União Europeia e é favorável a uma segunda votação.

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Brasileiros na Irlanda: saiba seu direito de votar nas eleições locais

No próximo dia 7 de junho, os brasileiros que residem na Irlanda têm a oportunidade…

2 de maio de 2024

Irlanda é o melhor destino para hiking: conheça alguns pontos

Quem gosta de caminhadas longas com paisagens incríveis e lugares altos como montanhas, serras e…

1 de maio de 2024

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

30 de abril de 2024

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

30 de abril de 2024

Quais são as melhores agências de intercâmbio do Brasil

Eu tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, você cogitou fazer um…

30 de abril de 2024

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024