A Irlanda criou um programa-piloto voltado para o setor agrícola que pretende testar permissões de trabalho sazonais por períodos curtos.
O Seasonal Employment Permit autoriza que cidadãos de fora do Espaço Econômico Europeu (EEE) trabalhem na Irlanda por períodos de três a sete meses dentro de um intervalo de 12 meses.
Um total de 23 trabalhadores sazonais atuam no momento na Irlanda, conforme informou o Agriland, dentro do programa-piloto vindos do Quirguistão, Tajiquistão e Cazaquistão. A duração exata do trabalho depende do contrato de emprego, mas o programa tem data limite de 14 de novembro de 2025.
Department of Enterprise, Trade and Employment (DETE) afirmou que o piloto opera neste ano para testar a viabilidade do programa a longo prazo.
Programa piloto da Irlanda oferece permissão sazonal de trabalho. Fotos: Envato
O programa foi limitado a operadores hortícolas no cultivo de frutas vermelhas e vegetais, com remuneração mínima anual definida em €30.000, proporcional ao período de trabalho.
Após o término do piloto, o DETE realizará uma avaliação detalhada para preparar um relatório ao ministro sobre os resultados e possíveis expansões do programa.
De forma mais ampla, o departamento também divulgou dados sobre permissões de trabalho concedidas ao setor agrícola, florestal e pesqueiro em 2025.
Até julho, foram emitidos 1.116 vistos para o setor, sendo 109 apenas no mês de julho. O pico de emissões ocorreu em fevereiro (250) e março (243), enquanto outros meses, como maio e junho, registraram 117 e 61 permissões, respectivamente.
No total, considerando todos os setores, 17.259 permissões de trabalho foram emitidas na Irlanda em 2025 até o momento.
O treinamento em movimentação manual de cargas, conhecido como Manual Handling, tornou-se parte fundamental da…
Um dos fenômenos de audiência da Netflix, a série Wandinha chegou à segunda temporada que…
Cidadãos e residentes da República da Irlanda que planejam estabelecer negócios no país podem precisar…
Assim como outras estações do ano, o outono na Irlanda tem datas diferentes para começar,…
Quando vivemos no exterior, é comum enfrentar processos burocráticos diferentes dos que conhecemos no Brasil.…
Você mora no exterior e vai receber uma visita na sua casa? Ou então, você…