Notícias

Irlandeses lamentam morte da rainha Elizabeth II

O primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, divulgou sua mensagem de pesar pela morte da rainha Elizabeth II, nesta quinta-feira, 8 de setembro de 2022. Ela morreu em sua residência na Escócia, aos 96 anos de idade.

Segundo o chefe do Executivo irlandês, o reinado da rainha foi de duração histórica, imensas consequências e foco de respeito e admiração em todo o mundo. “A sua dedicação ao dever e ao serviço público eram evidentes e a sua sabedoria e experiência verdadeiramente únicas.”

“À sua família e povo enlutados, o Governo irlandês junta-se a vós no luto pela perda de uma mulher excepcional que liderou pelo exemplo calmo e digno e que tocou tantas vidas durante o seu reinado excepcionalmente longo. Nosso mundo é um lugar mais pobre com sua morte, mas um lugar muito mais rico e melhor como resultado de sua longa vida e contribuição duradoura”, finalizou.

Presidente da Irlanda também presta homenagens

Presidente da Irlanda, Michael Higgins, junto à sua esposa Sabina e a Rainha Elizabeth II e o Prince Philip, em 2014. Foto: President.ie

Em um longo texto, o presidente da Irlanda, Michael Higgins, se disse pessoalmente enlutado pela morte de Elizabeth II.

Continua após a publicidade

“Em nome do povo da Irlanda, gostaria de expressar minha sincera solidariedade à Sua Majestade o Rei e à Família Real por sua grande perda pessoal. Posso oferecer minhas mais profundas condolências ao povo britânico e aos membros da Commonwealth pela perda de uma Chefe de Estado única, comprometida e profundamente respeitada.”

Higgins destaque que Elizabeth serviu ao povo britânico com dignidade excepcional. “Seu compromisso pessoal com seu papel e extraordinário senso de dever foram as marcas de seu período como rainha, que ocupará um lugar único na história britânica.”

Higgins relembrou a “excepcional hospitalidade concedida” a ele e sua esposa na visita de Estado do presidente irlandês à Grã-Bretanha, em 2014. “Juntos, celebramos a interligação profundamente pessoal entre o povo irlandês e britânico, uma ligação encarnada pelas centenas de milhares de famílias que se mudaram entre nossas costas ao longo dos séculos.”

Elizabeth teve papel importante na relação entre Irlanda e Reino Unido

Elizabeth em visita ao The English Market, em Cork, 2011. Foto: Reprodução RTE

Mesmo com o histórico de guerras entre a República e o Reino Unido, Elizabeth foi responsável por manter uma relação respeitosa e até carinhosa entre os dois países nos últimos anos.

Apesar disso, a rainha demorou 60 anos para visitar a Irlanda, mesmo assim, foi a primeira monarca a viajar ao país depois da independência da Irlanda.

Martin destacou a visita da rainha à Irlanda em 2011, quando “marcou um passo crucial na normalização das relações” entre Irlanda e Reino Unido, “nosso vizinho mais próximo”. “Sua popularidade com o povo irlandês também foi muito evidente e claramente teve um impacto muito positivo na rainha”, disse.

Em 2011, Elizabeth visitou o Garden of Remembrance, em maio, reverenciando-se aos heróis que morreram lutando contra o exército de seu país em busca da independência.

Ela também fez um discurso simbólico, no Castelo de Dublin, naquela mesma tarde, abrindo sua fala em gaélico e se colocando em empatia com quem sofreu com o “passado conturbado” entre Irlanda e Reino Unido.

Segundo destaca o jornal The Independent, Elizabeth e seu marido tiveram um papel importante para elevar a boa vizinhança entre Irlanda e Reino Unido.

Além de Dublin, Elizabeth esteve em Cork, onde visitou o “The English Market”. A visita foi histórica e lembrada até hoje pelo bom humor da rainha.

“Acho que ela realmente queria vir para a Irlanda, ser nossa amiga, ser uma boa vizinha”, disse Pat O’Connell, dono de uma barraca de peixes do mercado inglês, uma das que a rainha visitou, ao The Irish Examiner.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Stamp 1G: cônjuges de estrangeiros que possuem permissão de trabalho na Irlanda ganham o direito ao mercado de trabalho

Uma medida significativa vai facilitar o acesso ao mercado de trabalho para cônjuges e parceiros…

15 de maio de 2024

Tipos de visto na Irlanda para estudar, trabalhar e viver no país

Existem vários tipos de visto na Irlanda, determinados para diversos fins como estudar inglês, trabalhar,…

15 de maio de 2024

Guia: como conseguir visto de trabalho na Irlanda

Muitos intercambistas brasileiros embarcam para a Irlanda com o objetivo de, durante o intercâmbio, conseguir…

15 de maio de 2024

Intercâmbio para trabalhar: destinos, regras, vistos e salários

Já pensou em conciliar o aprendizado de um idioma com a experiência de trabalhar no…

14 de maio de 2024

Conheça os museus de cera Madame Tussauds pela Europa

Com certeza, você já deve ter ouvido falar no Museu de Cera Madame Tussauds, uma…

14 de maio de 2024

Portal virtual que liga Dublin e Nova York é notícia no mundo após ‘comportamento inadequado’

O portal virtual que liga Dublin e Nova York por meio de uma tela online…

14 de maio de 2024