Notícias

Leo Varadkar se encontra com o presidente Michael D. Higgins e oficializa renúncia como primeiro-ministro da Irlanda

Leo Varadkar formalmente apresentou sua renúncia como primeiro-ministro (Taoiseach) ao Presidente Michael D. Higgins nesta segunda-feira, 4 de abril.

Varadkar passou 45 minutos no no Áras an Uachtaráin, casa oficial do presidente, onde assinou sua carta oficial de renúncia.

Ele permanece como primeiro-ministro interino até ser sucedido por Simon Harris, o que deve ocorrer na tarde desta terça-feira.

O presidente Higgins agradeceu Varadkar pelos serviços prestados.

Continua após a publicidade

Presidente Michael D. Higgins recebeu renúncia oficial de Leo Varadkar como primeiro-ministro da Irlanda. Foto de capa e foto: Maxwells/PA Wire/president.ie

Congresso deve escolher Simon Harris nesta terça-feira

Harris espera ser o escolhido na votação do congresso irlandês, o Dáil, quando também nomeará seu gabinete.

Harris deixará o cargo de Ministro do Ensino Superior e Superior vago para assumir a cadeira de primeiro-ministro

Ele também precisará nomear alguém para o cargo de Ministro do Comércio, Emprego e Empresa após Simon Coveney ter renunciado à Pasta.

De acordo com reportagem da RTÉ, 87 deputados devem votar em favor de Simon Harris como primeiro-ministro, o mesmo número de votos que Leo Varadkar recebeu em dezembro de 2022.

Simon Harris deverá ser nomeado primeiro-ministro da Irlanda nesta terça-feira, 9 de abril, pelo congresso do país. Foto: Divulgação/Reprodução/X @SimonHarrisTD

Pedido de renúncia ocorreu em 20 de março

Leo Varadkar renunciou ao cargo de primeiro-ministro da Irlanda e como líder do partido Fine Gael. O anúncio foi feito na quarta-feira, 20 de março.

Ele sai do cargo pouco mais de um ano após voltar a ser primeiro-ministro da Irlanda, em dezembro de 2022. Ele já havia comandado o país entre 2017 e 2020.

Em conferência à imprensa, transmitida ao vivo no canal RTÉ, Varadkar falou sobre os anos que passou trabalhando pelo governo irlandês, incluindo a época do Brexit e da pandemia da Covid-19, entre outros ganhos.

Acompanhado de ministros de seu governo, ele também citou os diversos projetos sociais, financeiros, educacionais e de auxílio a pessoas necessitadas e refugiados, e que liderar o país foi “o momento mais gratificante da minha vida”.

“Minhas razões para deixar o cargo são pessoais e políticas”.

“Sei que isso será uma surpresa para muitas pessoas e uma decepção para algumas, mas espero que vocês entendam minha decisão”, disse Leo Varadkar.

Quem é Leo Varadkar?

Médico, Leo Varadkar entrou na política em 2004, sendo eleito em 2007 para deputado. Em 2015, assumiu a homossexualidade publicamente e se tornou primeiro-ministro menos de dois anos depois. Foto: Divulgação

​​Leo Eric Varadkar é irlandês e nasceu em Dublin, no dia 18 de janeiro de 1979. Ele é filho de um imigrante indiano e uma irlandesa, Ashok and Miriam.

O pai nasceu em Mumbai, na Índia, e mudou-se para o Reino Unido nos anos 1960 para atuar como médico. Já a mãe é de Dungarvan, condado de Waterford, e conheceu o marido atuando como enfermeira.

  • Varadkar seguiu os passos do pai e estudou medicina na Trinity College. Antes disso, ainda na escola secundária, ele começou a se interessar por política, integrando o Young Fine Gael, grupo de jovens do partido.
  • Antes de se formar, em 2003, Varadkar completou um intercâmbio no KEM Hospital, na cidade natal do pai, Mumbai.
  • Em 2004, entrou de vez para a política, depois de ter participado de vários cargos de liderança dentro do Young Fine Gael e outros grupos. Em 2007, foi eleito como TD (deputado) pela primeira vez e passou a atuar no Parlamento Irlandês.
  • Foi ministro das Comunicações, Energia e Recursos Naturais, ministro dos Transportes, Turismo e Energia, ministro da Proteção Social e chefe do Ministério da Saúde.
  • Depois de quase uma década de atuação política, Varadkar assumiu sua homossexualidade, em 2015, mesmo ano que a Irlanda legalizou o casamento igualitário.
  • Em 2017, tornou-se líder do Fine Gael e, em 14 de junho daquele ano, tornou-se primeiro-ministro da Irlanda (Taoiseach), cargo que ocupou até junho de 2020.
  • Em 17 de dezembro de 2022, Varadkar voltou a chefiar o executivo do país. Era esperado que ele permanecesse no cargo pelo menos até metade de 2025.

 

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Stamp 1G: cônjuges de estrangeiros que possuem permissão de trabalho na Irlanda ganham o direito ao mercado de trabalho

Uma medida significativa vai facilitar o acesso ao mercado de trabalho para cônjuges e parceiros…

15 de maio de 2024

Tipos de visto na Irlanda para estudar, trabalhar e viver no país

Existem vários tipos de visto na Irlanda, determinados para diversos fins como estudar inglês, trabalhar,…

15 de maio de 2024

Guia: como conseguir visto de trabalho na Irlanda

Muitos intercambistas brasileiros embarcam para a Irlanda com o objetivo de, durante o intercâmbio, conseguir…

15 de maio de 2024

Intercâmbio para trabalhar: destinos, regras, vistos e salários

Já pensou em conciliar o aprendizado de um idioma com a experiência de trabalhar no…

14 de maio de 2024

Conheça os museus de cera Madame Tussauds pela Europa

Com certeza, você já deve ter ouvido falar no Museu de Cera Madame Tussauds, uma…

14 de maio de 2024

Portal virtual que liga Dublin e Nova York é notícia no mundo após ‘comportamento inadequado’

O portal virtual que liga Dublin e Nova York por meio de uma tela online…

14 de maio de 2024