O icônico “beco do amor” de Dublin ganhou uma restauração. O local é conhecido como “Love Lane”, localizado em Crampton Court, no coração de Temple Bar.
A iniciativa, conduzida pela Dublin City Council em parceria com The Temple Bar Company, devolve à cidade um dos murais mais queridos por turistas e moradores.
Mais de uma década após sua primeira intervenção artística, o beco continua sendo cenário de pedidos de casamento, sessões de fotos de noivos, videoclipes e declarações de amor.
Porém, justamente pela sua popularidade, o mural também sofreu com desgaste, pichações e arranhões ao longo dos anos.
Azulejos da Love Lane, no Temple Bar, em Dublin. Fotos: Rubinho Vitti
A artista original do projeto, Anna Doran, foi novamente convidada para liderar a restauração. Mantendo o conceito inicial de celebração do amor coletivo, Doran redesenhou o mural para torná-lo mais resistente ao tempo e ao uso.
O novo Love Lane é composto por azulejos personalizados para áreas externas, instalados pelo especialista Dan Milici, que se dedicou a criar uma obra durável e sustentável. Assim, espera-se que o mural tenha vida longa, enfrentando melhor as intempéries e os desafios de ser uma arte pública em espaço urbano.
O beco continua exibindo mais de 100 contribuições do público — incluindo frases, poemas, letras de músicas e homenagens pessoais. Cada azulejo carrega uma história única, formando uma narrativa coletiva sobre amor, esperança e pertencimento.
Até 2014, o espaço era apenas um beco sujo e malcuidado, evitado por moradores e turistas por ser considerado inseguro. Foi então que a Dublin City Council lançou o projeto “Love The Lanes”, uma iniciativa para revitalizar os becos de Temple Bar e transformá-los em galerias de arte urbana a céu aberto.
Na revitalização, artistas locais foram convidados a reimaginar o espaço. Murais, frases românticas, trechos de músicas, versos de poesia e corações coloridos passaram a ocupar as paredes, dando vida ao beco e transformando-o em uma homenagem ao amor e à comunidade.
Desde então, o Love Lane se tornou um ícone cultural de Dublin: cenário para pedidos de casamento, ensaios de noivos, videoclipes e incontáveis fotos de turistas.
“Eu nunca imaginei, há 11 anos, quando criamos o Love Lane, que ele se tornaria tão popular e importante para Dublin”, afirmou Anna Doran. “Atrás de cada azulejo há uma história especial. Se o mural conseguir dar esperança a uma pessoa ou simplesmente fazê-la sorrir, já terá cumprido seu papel.”
Mais do que uma obra de arte, o Love Lane é um tributo à cidade e à sua comunidade. Criado “para o povo e pelo povo”, o beco reafirma Temple Bar não apenas como centro cultural e turístico de Dublin, mas também como espaço de conexão humana.
Desde 12 de outubro de 2025, o Entry/Exit System (EES) entrará em vigor nos países…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…
Cork é considerada a segunda maior cidade da Irlanda e uma das mais encantadoras do…
Qual é a origem do Dia das Bruxas? Você sabia que o Haloween nasceu na Irlanda?…
O Halloween é, sem dúvida, uma das celebrações mais icônicas do mundo moderno — um…
O Halloween é uma das épocas mais aguardadas do ano na Irlanda — e com…