Você sabia que um país também é uma marca? Pois é, esse “brand value” pode ser avaliado em números de acordo com sua valorização no mercado, igualzinho qualquer empresa ou produto. A consultoria Brand Finance avaliou o poder dos países a partir de vários fatores. O último relatório analisou que a “marca” Irlanda cresceu 12% e chegou ao patamar de 604 bilhões de dólares. Assim, ela entrou na lista das 100 marcas mais poderosas.
“Marca” Irlanda é avaliada com mecanismo de royalties semelhante a empresas. Foto: Pixabay
A Irlanda acabou ficando na posição 26 no ranking mundial e foi a marca de mais rápido crescimento na Europa Ocidental. Em valor per capita, a Irlanda figura na segunda posição, atrás apenas de Luxemburgo.
Para classificar os países, o Brand Finance utiliza um método baseado no “royalty relief mechanism”, um mecanismo de royalties que também é usado para avaliar as marcas corporativas. Ele mostra o preço que uma empresa pagaria para licenciar a marca, determinando sua força em três pilares: bens e serviços, investimento e sociedade.
Leia também: Dublin ocupa 34ª posição em ranking de qualidade de vida
Desde 2015, o valor da marca da Irlanda cresceu 110% em conjunto com a rápida aceleração do crescimento econômico. Os valores das marcas nacionais do Reino Unido e dos países membros da UE crescem 19% e 32%, respectivamente, no mesmo período.
Os EUA continuam sendo a marca mais valiosa do mundo, valendo 27,7 trilhões de dólares. A China está em segundo lugar, com 19,5 trilhões de dólares.
Uma nova medida para aumentar a segurança dos pedestres foi implementada no centro de Dublin:…
A Irlanda é conhecida por seus pubs. O país tem nestes estabelecimentos uma relação histórica,…
A Emirates Airlines anunciou uma nova política que restringe o transporte e o uso de…
A chuva de meteoros Perseidas será visível em diversos países do mundo, com o pico…
A partir de agora, as regras para obter o Student Leap Card passaram por mudanças…
Pesquisadores na Irlanda estão testando um sistema inovador de energia eólica que utiliza uma pipa…