Categories: Dicas Profissionais

Mercado profissional na Irlanda: Em quais áreas apostar?

Na contramão do Brasil, que atravessa uma fase crítica em termos econômicos e sociais, a Irlanda, por sua vez, continua crescendo economicamente e o melhor, abrindo oportunidades de empregos a estrangeiros. Não e à toa que as vagas para fluentes em Português estão cada vez mais presentes nos principais sites de recrutamento. E antes que você pense que apenas a área de tecnologia tem aberto portas para estrangeiros, o gráfico abaixo ilustra quais outras áreas também têm se destacado.

Divulgação: IrishJobs.ie

Entre as vagas para bilíngues, destacam-se ofertas para tradutores, educadores, serviço/atendimento ao cliente e especialista de pagamento. O que contribuiu para essa abertura do mercado para fluentes em português foi o fato de que após a crise econômica de 2008, a Irlanda se tornou o destino preferido de multinacionais, como Google, o Yahoo, o Twitter, o Paypal, o Dropbox, Oracle, a Microsoft e a Zynga, que instalaram sedes no país, abrindo espaço para trabalhadores com o domínio de outros idiomas além do inglês, com o intuito de suprir a demanda dessas empresas.

No entanto, é importante lembrar que mesmo para as vagas de Portuguese Speakers, o inglês continua essencial, já que essa e a língua oficial nas empresas estabelecidas na Irlanda. Uma das dicas dadas por especialistas de recrutamento, é que o candidato se esforce para ter um bom domínio do inglês, pois isso contará pontos importantes para a seleção.

O diretor executivo da Recruiters, Gerard Doyle, aponta que a área de TI continua sendo uma das mais requisitadas no país, porém, há outras profissões, como enfermeiros, médicos e farmacêuticos industriais que também têm sido alvo por parte de empregadores irlandeses. Todas integram as critical skills – lista desenvolvida pelo governo irlandês, que classifica e especifica quais as capacidades e habilidades são legíveis para a aplicação de um visto de trabalho. “Estas são áreas de demanda acentuada na Irlanda neste momento. Há várias empresas irlandesas que ajudam o candidato na obtenção do visto de trabalho”, aponta Doyle.

Continua após a publicidade

De acordo com a pesquisadora de talentos Eveline Zerio, as empresas estão se tornando multiculturais e sempre abertas a empregar profissionais talentosos. Zerio explica que com qualificação e experiência, hoje é possível conseguir um bom trabalho, seja permanente ou mesmo contratual. “É preciso falar inglês pelo menos em um nível bom de comunicação. Existe também a necessidade de se fazer o trabalho, além do engajamento com o time e com a empresa”.

Andre Luis Cia

Jornalista com pós-graduação em Roteiro para TV e Cinema, é autor do livro Desejo de viver, que conta a história de luta, superação e de amor à vida de Eliete Gandolfi Cia, sua mãe, falecida em 2015. Profissional com 18 anos de experiência na área de comunicação, incluindo a idealização, produção e escrita de duas séries de jornalismo internacional: sonho americano e sonho italiano, e atuação em diferentes veículos de mídia do Brasil, como redações de jornais impressos, assessorias de imprensa e TV, dentre outros.

Recent Posts

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024