Notícias

Mesmo com Covid-19, Irlanda tem recorde de exportações em 2020

Essa é uma notícia que nem todos esperavam, já que a pandemia mundial do Covid-19 está afetando negativamente a balança comercial (atividade comercial = exportação menos importação) de muitos países, porém com a Irlanda está sendo diferente.

Essas mudanças na economia são decorrentes da grande potência das indústrias farmacêutica e médica no país dentro do mercado mundial, e que durante a pandemia foi a que mais se beneficiou e isso está se refletindo nos resultados econômicos irlandeses.

De acordo com a instituição responsável pelas estatísticas da Irlanda, a CSO (Central Statistics Office) — equivalente ao IBGE do Brasil –, em março de 2020 houve um aumento extraordinário de 55% nas exportações (17 bilhões no total) comparado ao mesmo mês do ano anterior (10,9 bilhões de euros).

Nos meses seguintes, houve uma alternância frequente de aumento e diminuição nas exportações até o mês de agosto, quando bateu 14 bilhões de euros, representando outro aumento significativo de 15,7%.

Continua após a publicidade

Com menos importações, balança comercial fica positiva

Porto de Dublin, um dos pontos principais para a saída das exportações da Irlanda. Foto: Dublinport.ie

Além do aumento nas exportações, a balança comercial irlandesa em 2020 vem apresentando superávits em todos os meses deste ano e acima dos anos anteriores devido à queda nas importações, o que contribui para que a balança comercial fique ainda mais positiva.

Em todos os meses em que as estatísticas foram apuradas pela CSO, houve redução no valor das importações chegando a -25,9% em abril deste ano e acumulando uma redução de 7% nos oito primeiros meses de 2020 ao comparar com o mesmo período de 2019.

Leia também: Covid-19: vacina poderá chegar na Irlanda até o fim do ano

Indústria farmacêutica puxou exportações na Irlanda

Indústrias farmacêuticas presentes na Irlanda foi força motriz para aumento das exportações. Foto: freestocks/Unsplash

Não é surpresa que a indústria médica e farmacêutica é uma das principais da República, sendo o país reconhecido com um centro global nestes setores apresentando 24 das 25 maiores empresas, incluindo Johnson & Johnson, Roche, Pfizer, Novartis e AbbVie.

A indústria farmacêutica é a força motriz por trás do crescimento contínuo com as exportações de produtos médicos e farmacêuticos até 24% ano após ano – as exportações na categoria mais ampla de produtos químicos e relacionados representaram 66% de todas as exportações de bens nos primeiros oito meses, contra 62% no ano passado.

Este cenário está em forte contraste com quase todos os outros países desenvolvidos cujos setores de exportação foram atingidos por quedas na atividade comercial.

Leia também: Como as eleições americanas podem afetar a Irlanda?

Países da UE concentram maior parte das relações de compra e venda com a Irlanda

Exportações para a UE são mais fortes do que em países fora do bloco. Foto: Wikimedia

A União Europeia (UE) foi o maior mercado tanto para os produtos exportados e importados da Irlanda, respondendo por 38% e 36%, respectivamente, das exportações e importações totais de produtos do país em agosto, com base no cálculo dos números não ajustados da CSO.

Os Estados Unidos foram o principal destino fora da UE para os produtos irlandeses exportados, respondendo por 33% do total das exportações da Irlanda em agosto.

Enquanto os produtos importados pela Irlanda, Grã-Bretanha, Estados Unidos e China foram as principais fontes fora da UE, respondendo por 24%, 15% e 8%, respectivamente, das importações totais do país em agosto, de acordo com a CSO.

Leia também: Pfizer diz que vacina contra a Covid-19 tem 90% de eficácia

Enquanto algumas indústrias da Irlanda estão sendo fortemente atingidas pela crise da pandemia mundial, como é a indústria da aviação, outras estão sendo beneficiadas pelo momento de calamidade e o governo está sendo pressionado para melhor gerenciar essas questões econômicas.

Com anúncios quase diários sobre vacinas e terapias da Covid-19, é fácil presumir que as empresas farmacêuticas vão ter resultados ainda mais extraordinários neste ou no próximo ano. As vacinas e tratamentos para a Covid ainda vão gerar retornos consideráveis para o país.

Mariana Calazans

Formada em Administração de Empresas pela FEA USP. Especialista em finanças pessoais e empresariais, já fez intercâmbio na Irlanda e quer voltar a morar com os Leprechauns para sempre. Viajante do mundo, tem o sonho de poder impactar pessoas através do conhecimento.

Recent Posts

Irlanda é o melhor destino para hiking: conheça alguns pontos

Quem gosta de caminhadas longas com paisagens incríveis e lugares altos como montanhas, serras e…

1 de maio de 2024

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

30 de abril de 2024

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

30 de abril de 2024

Quais são as melhores agências de intercâmbio do Brasil

Eu tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, você cogitou fazer um…

30 de abril de 2024

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024