Irlanda vê aumento de 35% no número de despejos de inquilinos pouco antes de mudança nas regras de aluguel
5 horas atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
As reformas propostas pelo Governo irlandês para o mercado de aluguel terão maiores consequências a partir de março de 2026, mas o movimento já tem resultado em um aumento expressivo nos avisos de despejo.
Segundo dados divulgados nesta semana, publicados na RTÉ, houve um salto de 35% no terceiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024, culminando em 5.405 inquilinos notificados a deixar suas casas, sendo a maioria devido à decisão de proprietários de vender imóveis ou transferi-los para familiares.
As novas regras de aluguel, apresentadas como a maior reforma do setor em anos, entrarão em vigor em 1º de março de 2026.
Parte do conjunto de mudanças para reequilibrar o mercado já está valendo: todo o território irlandês passou a ser considerado zona de pressão de aluguel, onde os reajustes anuais são limitados a 2% ou à inflação, o que for menor.
Mas é a etapa que entra em vigor em março que está provocando maior reação para pequenos proprietários (até 3 imóveis):
Obrigatoriedade de contratos de no mínimo seis anos
Restrições mais rígidas para encerrar uma locação
Permissão para vender o imóvel apenas em caso de dificuldade financeira ou quando um familiar precisar da residência.
Para grandes proprietários, a mudança principal é o fim dos despejos sem justificativa. A ideia central é proteger inquilinos de instabilidade constante, além de tornar a locação mais previsível e atrair novos investimentos para ampliar a oferta.
Para especialistas, o grande número de notificações de despejo reflete o temor dos pequenos proprietários de ficarem presos a contratos longos e regras mais rígidas.
Após mudança de regras de aluguel na Irlanda, grupo convoca protesto em Dublin
A crise habitacional na Irlanda segue se agravando e, em resposta, movimentos sociais, sindicatos e associações de inquilinos voltam às ruas neste sábado, 5 de julho, em uma grande manifestação em Dublin.
O protesto, organizado pela Community Action Tenants Union (CATU), começa às 13h no Garden of Remembrance e faz parte de uma mobilização que ocorre em diversas partes da ilha.
O ato denuncia o aumento vertiginoso dos aluguéis, o crescimento nas ordens de despejo e a insegurança que atinge milhares de pessoas — incluindo trabalhadores, estudantes e famílias inteiras.
A CATU está incentivando todos os moradores da Irlanda, especialmente os que enfrentam dificuldades com aluguel ou moradia instável, a participar da manifestação. Quem vive fora de Dublin pode acompanhar os canais oficiais da organização para informações sobre ônibus saindo de outras cidades.
Além da presença no protesto, os organizadores sugerem que os apoiadores ajudem a compartilhar os materiais de divulgação — disponíveis nas redes sociais da CATU — e mobilizem suas comunidades por meio de grupos de WhatsApp, redes de bairro e espaços de trabalho.
View this post on Instagram
Governo irlandês anuncia novas regras de aluguel e grupos de oposição reagem com críticas e protesto
O Governo irlandês anunciou oficialmente as reformas no setor de aluguéis do país, afirmando que isso estimulará novas habitações e protegerá os inquilinos
No entanto, o anúncio, ocorrido nesta terça-feira, 10 de junho, gerou reação de partidos da oposição, que criticaram duramente as medidas, dizendo que elas vão prejudicar os inquilinos e fomentar ainda mais o aumento no valor do aluguel.

Mudança nas regras foram anunciadas pelo governo irlandês na terça-feira, 10 de junho. Foto: Envato
Principais pontos da reforma:
- Aumentos de aluguel para contratos existentes em todo o país serão limitados à inflação, com um teto de 2%.
- Aluguéis para novos apartamentos iniciados a partir de 10 de junho de 2025 (data da decisão do governo) poderão ser definidos a preços de mercado
- Nesse caso, poderão reajustar aluguéis com base na inflação, mesmo acima dos 2%, como forma de incentivar novas construções
- Os proprietários só poderão redefinir o aluguel para o valor de mercado entre tenências (quando um inquilino sai e outro entra), mas não após um despejo “sem justa causa”.
- A partir de 1º de março de 2026, grandes proprietários (com quatro ou mais imóveis) não poderão despejar inquilinos sem justa causa.
- Proprietários menores poderão despejar o inquilino após um período de seis anos. O proprietário poderá encerrar o contrato em casos como dificuldades pessoais, uso do imóvel por um familiar ou venda/renovação do imóvel.
- A reposição do valor de mercado será permitida ao fim de cada contrato de seis anos, desde que não envolva despejo sem motivo.
Leia também: Aluguel na Irlanda: valor médio supera €2.000 por mês, segundo o Daft.ie
Reações do governo e da oposição
O Ministro da Habitação, James Browne, afirmou que a medida busca atrair novos investimentos para o setor de aluguel, especialmente em apartamentos, aumentando a meta de construção de novas moradias em 50 mil por ano.
O governo pretende apresentar o quanto antes o projeto de lei no parlamento, para que seja aprovado em tempo hábil
Partidos da oposição expressaram forte ceticismo e criticaram duramente o plano.
Mary Lou McDonald, líder do Sinn Féin, alegou que o plano cria uma oportunidade para os proprietários aumentarem os aluguéis e é um “acordo de favor” para fundos de investimento, classificando-o como a “sentença de morte” para as Zonas de Pressão de Aluguel (RPZs).
Ivana Bacik, líder do Labour, criticou a política “vaga e opaca” do governo, questionando as salvaguardas para os inquilinos que poderiam ser despejados.
Grupo de defesa dos locatários, o CATU (Community Action Tenants’ Union Ireland) afirma que as novas regras retiram a proteção dos inquilinos. Eles estão organizando um protesto nacional para acontecer no dia 5 de julho, às 13h, no Garden of Remembrance, em Dublin.
Leia também: Proprietário é condenado a pagar indenização por encerrar contrato de aluguel sob falso pretexto de venda
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Veja também
Acomodação temporária no intercâmbio na Irlanda
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Iluminação de Natal em Dublin 2025: ‘Winter Lights’ ilumina 25 instalações na capital irlandesaEntretenimento
Iluminação de Natal em Dublin 2025: ‘Winter Lights’ ilumina 25 instalações na capital irlandesa
Dublin se prepara para receber mais uma edição do Dublin Winter Lights, que...
2 dias atrás
-
O que é Green Friday: a alternativa sustentável à Black FridayE-Dublin
O que é Green Friday: a alternativa sustentável à Black Friday
Enquanto a Black Friday continua a atrair consumidores com grandes descontos e...
6 dias atrás
























