A partir do dia 13 de janeiro de 2025, o primeiro registro de todas as permissões de residência na Irlanda será feito exclusivamente em Dublin, conforme informado pelo site oficial da Imigração, marcando uma importante mudança para estudantes e intercambistas brasileiros, principalmente os que irão residir no interior do país.
Agora, não importa o condado onde você irá morar, o primeiro registro do IRP deverá ser realizado na capital irlandesa, centralizando o processo de atendimento.
Essa decisão marca a transferência final de responsabilidades do Garda National Immigration Bureau para o Immigration Service Delivery (ISD) do Department of Justice.
Se você é brasileiro e vai morar em qualquer cidade da Irlanda por mais de 90 dias para estudar, trabalhar, ou aplicar para outros tipos de visto, é obrigatório registrar uma permissão de residência (IRP), ou seja, fazer o seu visto. Veja os passos principais:
Atenção: Se você não levar todos os documentos ou não realizar o pagamento, o registro não será finalizado e você precisará reagendar.
O endereço completo do Burgh Quay Registration Office Immigration é 13/14 Burgh Quay, Dublin, D02 XK70.
A partir do dia 13 de janeiro de 2025, o primeiro registro de todas as permissões de residência na Irlanda será em Dublin. Crédito: Rubinho Vitti
Se você já tem um agendamento confirmado em um posto da Garda fora dos condados de Cork, Dublin, Kildare, Limerick, Meath e Wicklow, até 31 de janeiro de 2025, poderá comparecer normalmente. No entanto, também é possível cancelar esse agendamento e refazer o processo em Dublin através do portal Digital Contact Centre.
Renovar sua permissão de residência ficou mais fácil. A partir de agora, todas as renovações serão feitas exclusivamente pelo portal online do ISD, sem a necessidade de comparecer ao Burgh Quay. O processo pode ser iniciado até 12 semanas antes do vencimento da sua permissão atual e as solicitações são processadas por ordem de chegada.
Para acompanhar o status da sua renovação, o portal oferece atualizações ao vivo, garantindo mais transparência e eficiência.
Essa centralização tem o objetivo de unificar o processo de imigração na Irlanda, oferecendo mais uniformidade para quem vem de outros países, como o Brasil.
O site do Irish Immigration também disponibilizou um PDF com um guia especificamente sobre o ISD.
O icônico “beco do amor” de Dublin ganhou uma restauração. O local é conhecido como…
O treinamento em movimentação manual de cargas, conhecido como Manual Handling, tornou-se parte fundamental da…
Um dos fenômenos de audiência da Netflix, a série Wandinha chegou à segunda temporada que…
Cidadãos e residentes da República da Irlanda que planejam estabelecer negócios no país podem precisar…
Assim como outras estações do ano, o outono na Irlanda tem datas diferentes para começar,…
Quando vivemos no exterior, é comum enfrentar processos burocráticos diferentes dos que conhecemos no Brasil.…