Foi assunto na lista de discussão do E-Dublin e também recebemos contatos por e-mail e por comentários perguntando sobre algumas notícias que saíram a respeito do “enrijecimento das regras para visto de trabalho”.
Para acalmar todo mundo a primeira coisa que digo é: ISTO NÃO INTERFERE NO VISTO DE ESTUDANTE, QUE CONTINUA PODENDO TRABALHAR (20h durante aulas e 40h durante as férias)!
Por outro lado, as notícias que saíram aparentemente não mudaram em nada o que a leis da Irlanda que regimentam a concessão de visto de trabalho. O que aconteceu apenas foi uma reunião, uma decisão colegiada de que neste momento de crise é necessário apertar o cerco para que as empresas não utilizem este direito sem necessidade.
Explicando novamente(veja em detalhes aqui), o Work Permit é o Green Card são concedidos normalmente a pessoas que tem uma qualificação profissional diferenciada ou então uma qualificação profissional que não pode ser encontrada no mercado de trabalhadores irlandeses. Pela lei, a empresa que contratar um estrangeiro “non-EU” e quiser conceder o visto a ele, deve justificar sua contratação e arcar com custos e procedimentos burocráticos.
A lei sempre foi essa, mas agora o governo e órgão fiscalizador prometem ser mais rígidos, exigindo mais qualificação dos profissionais e solicitando taxas mais altas dos empregadores. Desta forma, os empregadores utilizaram este artifício quando for realmente necessário, protegendo assim o mercado de trabalho irlandês e europeu.
O artista Joe, conhecido pelo perfil @bricktingsmon, vem conquistando admiradores na Irlanda e no mundo…
Uma novidade promete mudar a experiência de quem ama tomar uma pint ao sol em…
Eles são coloridos, espertos, ágeis e muito, muito fofos. Os puffins, ou papagaios-do-mar, vivem nas…
Belíssimos campos de flores amarelas atraem a atenção de irlandeses e turistas, inclusive brasileiros, durante…
Morar em outro país, seja para estudar ou trabalhar, demanda uma série de situações adversas.…
O uísque irlandês mais antigo já engarrafado foi lançado neste mês de abril e promete…