Novo governo deverá aumentar impostos na Irlanda

O novo governo da Irlanda apresentou um projeto chamado Programme for Government (ou Programa de Governo) com o objetivo de ser uma nova estratégia de desenvolvimento econômico para complementar as medidas econômicas já existentes.

O novo programa pode afetar indiretamente a carga tributária paga, afetando, assim, o bolso de quem vive na Irlanda, já que há implicações para todos em termos de impostos, bem-estar e áreas de gastos governamentais que impactam as finanças.

Foi apontado que não haverá aumento nas taxas de imposto de renda e USC (Universal Social Charge) durante o período deste governo. Porém, o peso destes impostos pode ser elevado ou diminuído mesmo sem alterar as taxas reais. A gente explica.

Taxas serão ajustadas à inflação

Novo governo deverá aumentar impostos nos próximos anos na Irlanda. Foto: Austin Distel/Unsplash

Segundo o Programme for Government, a partir do orçamento 2022, as taxas de imposto de renda – e possivelmente as taxas da USC – serão ajustadas pela inflação para que, à medida que as pessoas obtenham aumentos salariais, a carga tributária sobre a renda não aumente. Isso não acontecerá no orçamento de 2021, já que provavelmente poucas pessoas receberão um aumento salarial no próximo ano.

Continua após a publicidade

Embora o imposto de renda e a USC não aumentem até 2022, o imposto PRSI (Social Insurance) poderá aumentar. Atualmente, este é um encargo de 4% sobre a renda de pessoas que ganham mais de €352 por semana e se enquadram na categoria A.

Leia também: Como o auxílio emergencial afetará o imposto dos trabalhadores na Irlanda

O programa diz que o PRSI pode ser aumentado para complementar o fundo de seguro social ou para financiar o aumento de benefícios em áreas como pensão do Estado, subsídio de doença de curto prazo, licença parental e assistência médica e odontológica.

Aumento de imposto nas bebidas e no tabaco

Fumar na Irlanda pode ficar ainda mais caro. Foto: Unsplash

O programa também apresentou más notícias para os consumidores de tabaco. Os fumantes se acostumaram a pagar altos impostos sobre o tabaco e isso continuará ocorrendo, com o aumento continuamente dos impostos especiais de consumo, bem como o desenvolvimento de maneiras de tributar cigarros eletrônicos.

Leia também: Governo proíbe cigarros mentolados na Irlanda

Também há a intenção de expandir o imposto para as bebidas açucaradas e sacolas plásticas. Além disso, o Programme for Government também apresenta mudanças em questões de seguridade social, modernização de casas, taxa de carbono, impostos sobre propriedade, carros elétricos, habitação, empreendedorismo, bicicletas e em folha de pagamento de funcionários públicos.

Colaborador E-Dublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Irlanda é o melhor destino para hiking: conheça alguns pontos

Quem gosta de caminhadas longas com paisagens incríveis e lugares altos como montanhas, serras e…

1 de maio de 2024

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

30 de abril de 2024

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

30 de abril de 2024

Quais são as melhores agências de intercâmbio do Brasil

Eu tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, você cogitou fazer um…

30 de abril de 2024

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024