Novo passaporte brasileiro: o que você precisa saber sobre o documento

Novo passaporte brasileiro: o que você precisa saber sobre o documento

edublin Press

10 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O novo passaporte brasileiro (NPB) já está disponível em todo o Brasil. Emitido pela Polícia Federal, o modelo, divulgado em junho do ano passado, traz importantes atualizações e inovações para a segurança dos documentos de viagem brasileiros.

Após alguns atrasos, o NPB finalmente chega às mãos dos cidadãos brasileiros. Essa nova versão dos passaportes nacionais tem como objetivo primordial aprimorar a segurança, tornando os documentos mais resistentes a falsificações e fraudes.

Os procedimentos de emissão do NPB permanecerão os mesmos, com a taxa de R$ 257,25 para o passaporte comum e uma validade de dez anos.

Vamos entender melhor sobre como é o novo passaporte brasileiro.

O que muda no novo passaporte brasileiro

Uma das mudanças mais evidentes é o design da capa, que agora apresenta o brasão da República Federativa do Brasil, adornado com linhas decorativas.

Além disso, as páginas internas do NPB foram cuidadosamente elaboradas para representar as diversas regiões do Brasil, com cores e desenhos que refletem a riqueza da fauna e flora dos principais biomas do país.

Outra inovação notável é a inclusão de uma foto em preto e branco, gerada a partir de dados biométricos da pessoa na página de dados pessoais, além da tradicional foto colorida tirada no momento da solicitação do passaporte. Isso aumenta ainda mais a segurança do documento.

Tecnologia antifraude e mais segurança

O NPB também incorpora tecnologia antifraude e informações protegidas por um laminado de segurança, tornando-o altamente resistente à falsificação.

Necessidade de troca de passaporte

É importante destacar que os passaportes emitidos no modelo anterior permanecerão válidos até a data de expiração do documento. Portanto, não há necessidade de solicitar outro passaporte apenas para obter o novo modelo.

A troca para o documento atualizado será necessária somente após a expiração do passaporte atual.

Emissão do novo passaporte no exterior

Embora a emissão do NPB no exterior, em embaixadas e consulados do Brasil, esteja prevista apenas para o próximo ano, o início da emissão no Brasil marca um avanço significativo na disponibilidade de um novo passaporte brasileiro mais seguro e moderno para os cidadãos brasileiros, proporcionando uma experiência de viagem aprimorada.

Leia também: Como fazer um novo passaporte brasileiro na Irlanda?

Perguntas e respostas sobre o novo passaporte brasileiro

O que é o Novo Passaporte Brasileiro e por que ele foi introduzido?

O Novo Passaporte Brasileiro é um novo modelo de passaporte projetado para aprimorar a segurança dos documentos de viagem brasileiros, tornando-os mais resistentes a falsificações e fraudes. Foi introduzido para atender às demandas de segurança modernas.

Como funciona a emissão do Novo Passaporte Brasileiro?

A emissão do NPB começou em 3 de outubro de 2023 em todos os postos da Polícia Federal em todo o Brasil. A emissão no exterior, em embaixadas e consulados, está programada para o próximo ano.

Preciso solicitar um novo passaporte imediatamente se já tenho um passaporte válido no modelo anterior?

Não, você não precisa solicitar imediatamente um novo passaporte. Os passaportes emitidos no modelo anterior permanecerão válidos até a data de expiração. A troca para o NPB só será necessária após a expiração do passaporte atual.

Quais são as principais mudanças no design do Novo Passaporte Brasileiro?

O novo passaporte apresenta uma capa com o brasão da República Federativa do Brasil, redesenhado com linhas decorativas. Suas páginas internas representam as regiões do Brasil com cores e desenhos da fauna e flora dos principais biomas do país.

Quais medidas de segurança foram incorporadas ao Novo Passaporte Brasileiro?

O NPB inclui várias medidas de segurança, como tecnologia antifraude e informações protegidas por um laminado de segurança. Além disso, ele possui uma foto em preto e branco baseada em dados biométricos, juntamente com a foto colorida tradicional, para aumentar a segurança do documento.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
edublin Press, Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para [email protected]

Veja também

Tipos de vistos para Portugal: Turismo, trabalho, estudos


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email