O fim do glitter na Europa? Lei proíbe produtos com microplástico na UE

O fim do glitter na Europa? Lei proíbe produtos com microplástico na UE

Rubinho Vitti

11 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A proibição de determinados produtos que contêm glitter entrou oficialmente em pleno vigor em toda a União Europeia após a adoção de medidas que restringem a adição intencional de microplásticos em linhas de beleza e cosméticos.

A legislação química da UE, conhecida como REACH, tem como objetivo reduzir as emissões de microplásticos intencionais, que são partículas insolúveis e resistentes à degradação com menos de cinco milímetros.

Desde 17 de outubro de 2023, o glitter que contenha microplástico está proibido em 27 países europeus. No entanto, isso não significa que todo o brilho está desaparecendo das prateleiras.

A legislação afeta produtos feitos de plástico não biodegradável e insolúvel. Alternativas amigáveis ao meio ambiente, como brilho biodegradável, solúvel, natural ou inorgânico, podem continuar sendo vendidas.

Ainda haverá glitter à venda nas lojas?

Produtos com microplástico serão banidos da UE. 

O glitter e cosméticos contendo brilho que tenham microplástico serão vendidos até o final dos períodos de transição específicos:

  • O glitter em cosméticos de enxágue: 16 de outubro de 2027
  • O glitter em cosméticos de uso contínuo: 16 de outubro de 2029.
  • Produtos de beleza que contêm brilho serão vendidos até 16 de outubro de 2035, mas precisarão trazer um rótulo indicando que contêm microplásticos a partir de 17 de outubro de 2031.

Apesar da proibição, os varejistas estão autorizados a vender seu estoque remanescente de brilho e produtos que o contenham.

Estima-se que a proibição do brilho da UE evite a liberação de cerca de meio milhão de toneladas de microplásticos no meio ambiente, tendo um impacto positivo no planeta e possivelmente na saúde humana.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email