O intercâmbio começou! E agora?

Manter-se organizado, centrado, autoconfiante e disciplinado serão fatores decisivos nos seus primeiros meses no exterior. Isso mesmo, MESES! Na minha experiência, os 2 primeiros meses são de pura adaptação à nova língua, clima, moradia, rotina, amigos, trabalho, cultura, etc. Para manter o seu equilíbrio emocional, seja realista, troque toda suas expectativas por perspectivas e se organize para que você possa lidar bem com todos os desafios e emoções que virão neste momento. Segue abaixo algumas dicas que poderão ser muito úteis neste momento:

Celebre sua conquista

Como tirar melhor proveito fo intercâmbio no exterior. Foto: Shutterstock

Antes de se preocupar com o que você tem que ter e fazer, permita-se celebrar a realização do seu sonho. Isso não significa viver vida de turista, festejar durante semanas ou gastar todo o seu dinheiro sem moderação, mas sim, após sonhar e trabalhar muito para conseguir viver seu intercâmbio, ter a chance de explorar o nosso país, admirar a beleza de cada cantinho e se surpreender com o novo. A alegria e prazer que você sentirá nesse momento serão muito importantes para que você possa reforçar o seu objetivo inicial de se mudar para o exterior.

Crie uma rotina

Ao chegar no seu intercâmbio crie uma rotina. Foto: Shutterstock

Você terá uma nova vida e nos primeiros dias o sentimento será: O que eu faço primeiro? Será normal se sentir perdido sem saber por onde começar? Contudo, você deverá trabalhar a autodisciplina e focar nos objetivos que já escreveu quando ainda estava no Brasil – se você não leu os textos anteriores, não deixe de conferir. Uma agenda, um app no celular ou um diário de bordo serão fundamentais para planejar seu dia a dia, principalmente para o desenvolvimento do novo idioma.

Estabeleça prioridades e controle sua ansiedade – as coisas não irão acontecer da noite para o dia, não importa quanto tempo, dinheiro ou networking você tenha. Saiba quais são as suas prioridades (estudo, trabalho, vida social, viagens, etc.) e crie um plano de ação para cada um, estabelecendo o passo a passo para cada etapa.

Continua após a publicidade

Conecte-se com outras pessoas

Faça amigos, não tenha medo de tentar falra inglês no seu intercâmbio. Foto: Shutterstock

Já dizia o poeta… “é impossível ser feliz sozinho”. De tudo o que você poderá adquirir e aprender com a sua vivência no exterior, sem dúvidas, uma das maiores riquezas serão as amizades que você fará. Encontre pessoas que estejam no mesmo barco que você e que estejam despostas a compartilhar essa aventura – mas seja seletivo e lembre-se do outro ditado, muito importante, “antes só que mal acompanhado”.

Pratique acreditar em você

Estabeleça seus objetivos, acredite no seu potencial no intercâmbio. Foto: Shutterstock

Lembre-se do que falamos no artigo anterior sobre treinar o seu mindset? Acredite em você e no seu poder de ser 100% responsável pelos seus resultados. Visualize suas metas e acredite que tudo dará certo. Aprenda com cada erro ou desafio que surgir no seu caminho e se torne uma pessoa melhor. Afinal, o intercâmbio é uma oportunidade e tanto para desenvolver sua autoconfiança.
Tem alguma dúvida ou queria ler sobre algum assunto específico nessa coluna? Escreva para mim no e-mail odomdeserlivre@gmail.com ou das redes sociais. Abraço!

Colaborador edublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Artista irlandês cria peças de Lego inspiradas em símbolos celta e da Irlanda

O artista Joe, conhecido pelo perfil @bricktingsmon, vem conquistando admiradores na Irlanda e no mundo…

2 de maio de 2025

Mapa interativo mostra pubs e cafés ensolarados em Londres em tempo real

Uma novidade promete mudar a experiência de quem ama tomar uma pint ao sol em…

1 de maio de 2025

Papagaio-do-mar: conheça os pássaros que vivem na costa da Irlanda

Eles são coloridos, espertos, ágeis e muito, muito fofos. Os puffins, ou papagaios-do-mar, vivem nas…

1 de maio de 2025

Campos floridos de canola na Irlanda: onde visitar

Belíssimos campos de flores amarelas atraem a atenção de irlandeses e turistas, inclusive brasileiros, durante…

30 de abril de 2025

Como é a tomada na Irlanda?

Morar em outro país, seja para estudar ou trabalhar, demanda uma série de situações adversas.…

30 de abril de 2025

Uísque mais antigo da Irlanda e chega ao mercado por R$ 420 mil a garrafa

O uísque irlandês mais antigo já engarrafado foi lançado neste mês de abril e promete…

30 de abril de 2025