Categories: Gastronomia

O melhor fondue de Dublin

Inverno chegando, friozinho… e nada melhor que um fondue de queijo ou de carne! Hmmmm!

No último final de semana, eu e a Mah voltamos no restaurante Edelwise, lá em Ranelagh, Dublin 6, aquele mesmo que fomos e gravamos um vídeo – dessa vez à convite dos donos, Andy e Myri, um casal incrível de suíços que prezam muito pela qualidade dos seus pratos!

O Edelwise fica em Ranelagh, Dublin 6. Foto: Arquivo Pessoal

Aliás, uma das coisas que mais gosto de lá é que, por ser pequeno, a gente se sente mais a vontade, em casa. Fica aquele clima mais “cozy”, sabe?

A gente foi lá provar os novos fondues que eles começaram a servir – o Chinoise (de carne), além dos deliciosos fondues de 7 queijos (sim, SETE!) e queijo com azeite trufado :o

Continua após a publicidade

Pra quem não conhece, Fondue é um prato servido em uma panela que fica mantida quente com um foguinho acesso debaixo dela, na própria mesa (esse “foguinho” é chamado rechaud). Pra comer, você espeta o pão ou presunto em um garfo, esfrega ele na panela de queijo derretido, dá aquela giradinha pra não respingar na hora de tirar, e tchum! Enfia na boca! (Não queima não, porque não é super quente, mas quente o suficiente pra manter o queijo derretido).

Fondue de 7 queijos. Foto: Arquivo Pessoal

O fondue de carne é um pouco diferente, pois a carne vem crua em um espetinho. Você precisa colocar ela no caldo da panela de fondue e deixar lá por uns 2 ou mais minutos (depende de como você gosta do ponto). Daí você tira e pode tchotchar nos molhos que vem de acompanhamento: têm de alho, mostarda, barbecue, raiz forte… e até de banana! Vale testar pra ver qual você mais gosta!

Se você estiver em um grupo com mais de 2 pessoas (2 casais, por exemplo), recomendo pegar um de cada (mas caso você(s) for(em) vegetariano(s), é só se jogar no de 7 queijos!).

Fondue de carne. Foto: Arquivo Pessoal

Se você pedir o fondue de queijo, ele vem com uma ‘cachacinha’ suíça pra tchotchar. A bebida se chama kirsch – fica sensacional :D

Kirsch. Foto: Arquivo Pessoal

Além do fondue, a gente também provou a raclette que eles fazem com batatinhas assadas. Nhammm, que coisa boa! É o paraíso do queijo!

Raclette. Foto: Arquivo Pessoal

Ah, e tudo isso acompanhado de um bom vinho! Eles recomendam ótimas opções e por valores bem acessíveis!

Peça recomendações de vinhos quando estiver lá! Foto: Arquivo Pessoal

Apesar de ser um restaurante requintado com o tradicional fondue suíço, um fondue de queijo sai por 18 euros por pessoa (aproximadamente 65-70 reais) e o vinho que eles geralmente recomendam para acompanhar o fondue varia de 15 a 20 euros a garrafa – depende se for branco ou um tinto bem suave. Ah, sim, compensa mais pegar uma garrafa se você gosta de vinho!

Segundo franceses e suíços (esse povo que come fondue toda hora), o fondue bom é aquele que não te estufa, mas te satisfaz. Esse fondue faz exatamente isso!

E como a gente sempre tem um estômago extra para a sobremesa, não pudemos deixar de provar o fondue de chocolate suíço com frutas! OMG!

Fondue de chocolate! Foto: Arquivo Pessoal

O chocolate do fondue é meio-amargo, então, junto com a fruta, não fica nada enjoativo – pelo contrário, dá vontade de raspar a panelinha :)

Mesmo tendo sido convidados por eles, este não é um post pago. Achamos que seria legal compartilhar com vocês que gostam de queijo, carne e chocolate (todo mundo? hehe).

Vale muito a pena, eles são super simpáticos e atenciosos! Ah, e digam que ficaram sabendo deles pelo E-Dublin! Quem sabe na próxima não rola um patrocínio? :D

Dica: Lembre-se de não “mergulhar duas vezes” o pãozinho no queijo e, o mais importante, diz a tradição que se um homem perder seu pãozinho no pote de queijo, ele deve pagar as bebidas de todos da mesa. E se uma mulher perder o pãozinho no pote, ela deve beijar a pessoa mais próxima dela na mesa. Eita! :o

Não esqueça de fazer sua reserva! Lembra que falei que era pequeno lá? pois é, por conta disso lota fácil! Você pode fazer sua reserva por telefone ou email – mais detalhes abaixo.

Danke Andy und Myri! Foto: Arquivo Pessoal

Edelwise
51, Ranelagh Village, Dublin 6
Próximo à estação Ranelagh do Luas
Reservas: +353 85 826 4279 ou enjoy@swiss-edelwise.com

Siga o Edelwise nas redes sociais Website | Facebook | Twitter.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Edu Giansante

Fundador e CEO do edublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Recent Posts

Brasileiros na Irlanda: saiba seu direito de votar nas eleições locais

No próximo dia 7 de junho, os brasileiros que residem na Irlanda têm a oportunidade…

2 de maio de 2024

Irlanda é o melhor destino para hiking: conheça alguns pontos

Quem gosta de caminhadas longas com paisagens incríveis e lugares altos como montanhas, serras e…

1 de maio de 2024

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

30 de abril de 2024

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

30 de abril de 2024

Quais são as melhores agências de intercâmbio do Brasil

Eu tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, você cogitou fazer um…

30 de abril de 2024

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024