Notícias

Países mais ricos do mundo (2022): Irlanda está em 3º lugar

A revista de economia Global Finance divulgou o ranking dos países mais ricos do mundo em 2022. E se você está pensando que grandes potências mundiais estão nas primeiras colocações, pode rever seus conceitos.

Isso porque a lista traz pequenas nações à frente das grandes. Em primeiro lugar, está Luxemburgo, o pequeno país que mais parece uma cidade, com população de pouco mais de 600 mil habitantes.

Na sequência, vêm Cingapura e Irlanda, ambos países também bem menores que nações com territórios continentais como o Brasil, que está na 92ª posição entre os países mais ricos do mundo (veja mais, abaixo).

Como é feito o ranking?

Ranking mede os países mais ricos do mundo entre valores do PIB, renda per capita, taxas de inflação, etc. Foto: VectorMine | Dreamstime.com

Apesar de pequenos, a revista destaca que esses países no topo da lista dos mais ricos do mundo se “beneficiam de ter setores financeiros sofisticados e regimes tributários que ajudam a atrair investimentos estrangeiros e talentos profissionais”.

Continua após a publicidade

Outro destaque está ligado ao Produto Interno Bruto (PIB), que mede o valor de todos os bens e serviços produzidos em uma nação, divididos pelo número de residentes. Ele se demonstra desproporcional, já que as economias desses países são muito grandes em comparação com suas pequenas populações.

Para obter o resultado do ranking dos países mais ricos do mundo, a revista também leva em conta taxas de inflação e o custo dos bens e serviços locais, conseguindo o índice de paridade do poder de compra que permite comparações entre diferentes países.

Irlanda é o terceiro país mais rico do mundo

A revista Global Finance destaca a Irlanda como um país “imparável”, já que, enquanto o resto da Europa enfrentava diversas incertezas, o país seguia funcionando. Em 2019, a média de crescimento de países da Zona do Euro foi de 1,5%, enquanto a Irlanda cresceu 4,9%.

A Irlanda ficou em segundo lugar no IDH mundial, em 2020. No mesmo ano, o PIB, mesmo com a Covid-19, foi de 5,8% e dobrou em 2021, chegando a 13%. A revista ainda afirma que a previsão é que, em 2022, a Irlanda chegue a 5,2%.

A revista, no entanto, destaca que a Irlanda é “um dos maiores paraísos fiscais corporativos do mundo, com pessoas comuns se beneficiando muito menos do que as multinacionais”. Além disso, a renda per capita das famílias é, na verdade, um pouco menor do que a média geral dos 38 países membros da UE: “os 20% mais ricos da população ganham quase cinco vezes mais que os 20% mais pobres”.

Os dez países mais ricos do mundo em 2022

  1. Luxemburgo
  2. Cingapura
  3. Irlanda
  4. Qatar
  5. Macao
  6. Suíça
  7. Emirados Árabes
  8. Noruega
  9. Estados Unidos
  10. Brunei

 

 

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Brasileiros na Irlanda: saiba seu direito de votar nas eleições locais

No próximo dia 7 de junho, os brasileiros que residem na Irlanda têm a oportunidade…

2 de maio de 2024

Irlanda é o melhor destino para hiking: conheça alguns pontos

Quem gosta de caminhadas longas com paisagens incríveis e lugares altos como montanhas, serras e…

1 de maio de 2024

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

30 de abril de 2024

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

30 de abril de 2024

Quais são as melhores agências de intercâmbio do Brasil

Eu tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, você cogitou fazer um…

30 de abril de 2024

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024