Gastronomia

Pancake Tuesday: o dia de comer panquecas na Irlanda

A Pancake Tuesday é uma forma de celebrar esse prato tão adorado pelos irlandeses, a panqueca. Mas sua história é mais significante que apenas uma desculpa para comer essas delícias.

Como quase todas as datas comemorativas existentes têm um “background” religioso, não seria diferente com o Pancake Tuesday.

Em 2024, a Pancake Tuesday cai nesta terça, 12 de fevereiro. Mas por que existe uma terça-feira específica na Irlanda para comer panquecas?

A gente explica!

Continua após a publicidade

Além de indicar alguns dos melhores locais para comer essa delícia em Dublin.

Por que a Pancake Tuesday é celebrada na Irlanda?

Pancake Tuesday é tradicional na Irlanda e é celebrada antes da Quarta-feira de Cinzas. Foto: Foodie Flavours/Unsplash

Como dissemos, a Pancake Tuesday tem a ver com religião. Essa data está diretamente ligada ao período da Quaresma e pode ser encontrada pelo resto dos países europeus, também conhecida como Shrove Tuesday e Mardi Gras. Esses dois termos, no Brasil, podem ser “traduzidos” como a Terça-Feira de Carnaval.

Assim como o Carnaval, as terças-feiras anteriores à Quarta-Feira de Cinzas são uma forma de esbanjar — seja em festa, seja em comilança — antes de entrar no período de jejum da Quaresma.

Mas por que a panqueca? Na Irlanda, os ovos eram proibidos durante a Quaresma e, por isso, todos os que estavam nas dispensas das casas precisavam ser utilizados até a terça-feira. E qual o prato mais fácil e rápido (e delicioso), que utiliza um grande número de ovos para cozinhá-lo? Sim, panquecas!

Carnes também eram proibidas no período de jejum. Por isso, os fazendeiros sacrificavam seus animais para um grande banquete, fazendo questão de que nenhum outro morador próximo às suas propriedades ficasse sem alimento.

Além de ovos e carnes, casamentos eram proibidos durante a Quaresma. Por isso, a noite de terça-feira pré Quarta-Feira de Cinzas também era tradicionalmente cheia de “casórios”.

A data tem, ainda, muitas outras histórias e “bizarrices” que a RTÉ conta nesta matéria.

Leia também: Comemore o Carnaval com panquecas

Para estudar ou trabalhar no exterior, uma dica essencial é fazer a tradução do diploma e histórico escolar, além de outros documentos importantes! Precisa de uma tradução? Faça ela online por aqui!

Melhores lugares para comer panquecas em Dublin

Claro que a panqueca é um dos pratos mais tradicionais entre os irlandeses e, por isso, na Pancake Tuesday, a receita é disputadíssima entre os restaurantes.

O edublin selecionou quatro locais especiais da capital irlandesa para degustar essa especiaria dos deuses.

PÓG

PÓG é um dos locais mais conhecidos em Dublin para comer panquecas. Foto: Divulgação

Eleito por muitos sites o número um em panquecas na Irlanda, o PÓG tem várias opções de panquecas que incluem a mistura de ingredientes, desde chocolate, marshmallow, frutas, cereais e biscoitos com nutella, iogurte, mel e syrup. É só escolher os ingredientes e montar sua panqueca personalizada.

McDonald’s

McDonald’s terá um dia inteiro de panquecas para o Pancake Tuesday. Foto: Divulgação

Sim, você leu direito. O McDonald’s Ireland tem o prato em seu cardápio. Os restaurantes do McDonald’s Irlanda vendem panquecas com calda no país.

Entenda o passo-a-passo para tirar sua cidadania italiana com profissionais especializados no assunto. Agende um horário sem compromisso!

Balfes

Pelo menos, três opções de panquecas estão no cardápio do Belfes. Entre elas, temos com damasco, greek yogurt, laranja, mel e pistache; ou, então, panqueca de aveia com nozes, bananas e outros ingredientes. Tem também a exótica mistura de bacon com blueberries e syrup.

A ideia do local é oferecer café da manhã saudável e com ingredientes artesanais irlandeses. O Balfes atende a requisitos alimentares específicos e oferece muitas opções sem glúten ou veganas e vegetarianas no menu, incluindo as famosas panquecas.

Lemon Jelly

Localizado em uma rua movimentada, o Lemon Jelly oferece panquecas doces e salgadas em seu menu de café da manhã e brunch. Além da boa comida, a atmosfera é amigável para relaxar, conversar e observar as pessoas em uma área super cool de Dublin.

Próximos passos para o seu intercâmbio na Irlanda

Quer degustar essa delícia em terras irlandesas? Comece agora a fazer seu planejamento de intercâmbio na Irlanda. E o edublin pode ajudar você!

Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior, pra quem prefere um conteúdo resumido e compilado em um único material.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Brasileiros na Irlanda: saiba seu direito de votar nas eleições locais

No próximo dia 7 de junho, os brasileiros que residem na Irlanda têm a oportunidade…

2 de maio de 2024

Irlanda é o melhor destino para hiking: conheça alguns pontos

Quem gosta de caminhadas longas com paisagens incríveis e lugares altos como montanhas, serras e…

1 de maio de 2024

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

30 de abril de 2024

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

30 de abril de 2024

Quais são as melhores agências de intercâmbio do Brasil

Eu tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, você cogitou fazer um…

30 de abril de 2024

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024