Os partidos políticos Fianna Fail, Fine Gael e Green Party entraram em um acordo para a criação de um novo governo irlandês. Com maioria no congresso, eles concordaram com um Programa de Governo após muitas semanas de negociações.
Micheál Martin, Leo Varadkar e Eamon Ryan, líderes do FF,FG e GP, respectivamente, devem se reunir novamente para assinar o programa e iniciar os preparativos para votações.
O E-Dublin já contou aqui sobre o desenrolar político na Irlanda desde a última eleição ocorrida em fevereiro.
Leo Varadkar deverá ser substituído no cargo de primeiro-ministro por Micheál Martin Foto: Merrion Street
De acordo com reportagem publicada pelo jornal Irish Times, após o documento ser endossado pelos líderes, os membros do partido agora devem votar para que a aliança seja realizada.
Cada partido tem um sistema próprio para decidir sobre o acordo. As cédulas serão emitidas àqueles com direito a voto nos próximos dias e, uma vez devolvidas, serão contadas na próxima semana pela sede de cada partido.
O prazo está apertado. O congresso precisa eleger um novo governo antes do dia 30 de junho. Isso porque existem pautas para serem votadas. Uma delas é a nomeação para o Senado. São 11 indicações que precisam ser feitas até o fim do mês. Para que isso aconteça, o novo Taoiseach (primeiro-ministro) deve ser eleito até o dia 29.
Leia também: Governo irlandês deverá retirar estátua de ex-líder republicano com ligação nazista
Mesmo assim, a expectativa dos partidos é que até o dia 26 tudo esteja resolvido. Ao que tudo indica, o novo Taoiseach, líder do próximo governo, deverá ser Micheál Martin, do FF.
Usou o celular com som alto sem fones de ouvido em um trem na Irlanda?…
A Irlanda é um destino encantador o ano todo, mas no verão alguns lugares se…
Você já se perguntou: "Onde fica a Irlanda? Irlanda fica em qual continente?". Se não…
Uma nova medida para aumentar a segurança dos pedestres foi implementada no centro de Dublin:…
A Irlanda é conhecida por seus pubs. O país tem nestes estabelecimentos uma relação histórica,…
A Emirates Airlines anunciou uma nova política que restringe o transporte e o uso de…